Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Após mais de uma década, USF Três Marias é entregue à comunidade

Os atendimentos começam às 7h desta terça-feira (26)


Após mais de uma década, USF Três Marias é entregue à comunidade - Gente de Opinião

O final da tarde desta segunda-feira (25) ficará marcado na memória das comunidades dos bairros Três Marias, Lagoinha e adjacências. Depois de 13 anos de espera, a Prefeitura de Porto Velho entregou oficialmente a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias.

Prefeito Léo Moraes diz que entrega representa uma grande conquista e reflete o trabalho intenso da equipe da SemusaPrefeito Léo Moraes diz que entrega representa uma grande conquista e reflete o trabalho intenso da equipe da Semusa

Morador do bairro Lagoinha há mais de 30 anos, Ricardo Souza de Oliveira destacou a emoção de ver o sonho da comunidade realizado.“Sempre tivemos que ir longe para buscar atendimento. Esse prédio chegou a ser furtado, mas eu nunca perdi a esperança de vê-lo funcionando. Agora temos a oportunidade de ver a Prefeitura fazer acontecer. Estamos muito felizes e ansiosos pelo atendimento”, relatou o morador.

Localizada na rua Daniela, nº 1515, zona Leste da capital, a unidade contará com uma equipe de mais de 50 profissionais, com capacidade para atender cerca de 16 mil usuários do sistema municipal de saúde. O prédio passou por duas reformas após sofrer depredações e chegou a ser inaugurado em outras ocasiões, mas nunca entrou em funcionamento. Agora, com a abertura definitiva, a comunidade terá acesso a atendimento humanizado e contínuo.


Unidade está equipada e contará com mais de 50 profissionais para o atendimentoUnidade está equipada e contará com mais de 50 profissionais para o atendimento





De acordo com o prefeito Léo Moraes, a entrega representa uma grande conquista e reflete o trabalho intenso da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). “Essa obra começou em 2011, foi reinaugurada em 2024 sem insumos, sem equipamentos, mas agora é uma entrega real. Não é apenas cimento e tijolo, é atendimento digno à sociedade. São quatro equipes de clínicos, quatro de odontólogos, além de toda a estrutura da saúde primária. Superamos um drama vivido em Porto Velho, que já foi considerada a pior capital em saúde pública do país”, destacou o prefeito.

Para o superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans, a atual gestão municipal deu exemplo com a entrega da unidade. Ele afirmou que há alinhamento entre o Governo Federal e a Prefeitura de Porto Velho nas ações voltadas à saúde.

Atendimentos iniciam nesta terça-feira (26)Atendimentos iniciam nesta terça-feira (26)

“Estamos expandindo o programa de Saúde da Família no município, e esta unidade já está apta a receber profissionais do programa Mais Médicos. Além disso, o prefeito tem apresentado novas propostas ao Ministério da Saúde, e, junto com o ministro Alexandre Padilha, seguimos firmes para trazer o máximo de serviços à população por meio dessa nova unidade”, disse Orleans.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, a entrega representa um ato histórico para a capital. “Estamos abrindo um serviço que vai atender a uma área onde mais de 15 mil pessoas estavam desassistidas. É um dia histórico, em que essa comunidade finalmente terá a melhoria na qualidade de vida e o olhar da saúde que sempre mereceu”, ressaltou Gazola.

A Unidade de Saúde da Família Três Marias começa a funcionar a partir das 7h desta terça-feira (26), com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)