Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Após mais de uma década, USF Três Marias é entregue à comunidade

Os atendimentos começam às 7h desta terça-feira (26)


Após mais de uma década, USF Três Marias é entregue à comunidade - Gente de Opinião

O final da tarde desta segunda-feira (25) ficará marcado na memória das comunidades dos bairros Três Marias, Lagoinha e adjacências. Depois de 13 anos de espera, a Prefeitura de Porto Velho entregou oficialmente a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias.

Prefeito Léo Moraes diz que entrega representa uma grande conquista e reflete o trabalho intenso da equipe da SemusaPrefeito Léo Moraes diz que entrega representa uma grande conquista e reflete o trabalho intenso da equipe da Semusa

Morador do bairro Lagoinha há mais de 30 anos, Ricardo Souza de Oliveira destacou a emoção de ver o sonho da comunidade realizado.“Sempre tivemos que ir longe para buscar atendimento. Esse prédio chegou a ser furtado, mas eu nunca perdi a esperança de vê-lo funcionando. Agora temos a oportunidade de ver a Prefeitura fazer acontecer. Estamos muito felizes e ansiosos pelo atendimento”, relatou o morador.

Localizada na rua Daniela, nº 1515, zona Leste da capital, a unidade contará com uma equipe de mais de 50 profissionais, com capacidade para atender cerca de 16 mil usuários do sistema municipal de saúde. O prédio passou por duas reformas após sofrer depredações e chegou a ser inaugurado em outras ocasiões, mas nunca entrou em funcionamento. Agora, com a abertura definitiva, a comunidade terá acesso a atendimento humanizado e contínuo.


Unidade está equipada e contará com mais de 50 profissionais para o atendimentoUnidade está equipada e contará com mais de 50 profissionais para o atendimento





De acordo com o prefeito Léo Moraes, a entrega representa uma grande conquista e reflete o trabalho intenso da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). “Essa obra começou em 2011, foi reinaugurada em 2024 sem insumos, sem equipamentos, mas agora é uma entrega real. Não é apenas cimento e tijolo, é atendimento digno à sociedade. São quatro equipes de clínicos, quatro de odontólogos, além de toda a estrutura da saúde primária. Superamos um drama vivido em Porto Velho, que já foi considerada a pior capital em saúde pública do país”, destacou o prefeito.

Para o superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Sid Orleans, a atual gestão municipal deu exemplo com a entrega da unidade. Ele afirmou que há alinhamento entre o Governo Federal e a Prefeitura de Porto Velho nas ações voltadas à saúde.

Atendimentos iniciam nesta terça-feira (26)Atendimentos iniciam nesta terça-feira (26)

“Estamos expandindo o programa de Saúde da Família no município, e esta unidade já está apta a receber profissionais do programa Mais Médicos. Além disso, o prefeito tem apresentado novas propostas ao Ministério da Saúde, e, junto com o ministro Alexandre Padilha, seguimos firmes para trazer o máximo de serviços à população por meio dessa nova unidade”, disse Orleans.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola, a entrega representa um ato histórico para a capital. “Estamos abrindo um serviço que vai atender a uma área onde mais de 15 mil pessoas estavam desassistidas. É um dia histórico, em que essa comunidade finalmente terá a melhoria na qualidade de vida e o olhar da saúde que sempre mereceu”, ressaltou Gazola.

A Unidade de Saúde da Família Três Marias começa a funcionar a partir das 7h desta terça-feira (26), com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Graças à fiscalização do TCE-RO, ala infantil do Cosme e Damião ganha conforto térmico e atendimento mais humanizado

Graças à fiscalização do TCE-RO, ala infantil do Cosme e Damião ganha conforto térmico e atendimento mais humanizado

O calor excessivo já foi um desafio para quem precisava de atendimento na ala de internação rápida do Hospital Infantil Cosme e Damião, em Porto Vel

Governador Marcos Rocha fortalece atendimento a pacientes renais com Centro de Diálise em Ariquemes

Governador Marcos Rocha fortalece atendimento a pacientes renais com Centro de Diálise em Ariquemes

O governo de Rondônia tem garantido assistência contínua a pacientes renais crônicos por meio do Centro de Diálise de Ariquemes (CDA), que realiza m

Fiscalização histórica do TCE-RO mobiliza 70 auditores para melhorar o atendimento da população e as condições de trabalho dos profissionais de saúde em Porto Velho

Fiscalização histórica do TCE-RO mobiliza 70 auditores para melhorar o atendimento da população e as condições de trabalho dos profissionais de saúde em Porto Velho

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou nesta quinta-feira (21/8) uma ação inédita na saúde pública da capital. Ao todo, 70 aud

Banco de Leite Humano do governo de RO é padrão ouro de qualidade

Banco de Leite Humano do governo de RO é padrão ouro de qualidade

Rondônia se destaca no Brasil por oferecer à população um Banco de Leite Humano padrão ouro de qualidade, certificado pelo Ministério da Saúde. A

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)