Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Ambulatório Santa Marcelina prestará atendimento pediátrico e ginecológico



Foi inaugurado nesta sexta-feira (07) no município de Porto Velho, o Ambulatório Santa Marcelina. Esta obra teve o apoio do Deputado Eduardo Valverde (PT/RO) que destinou para a compra de equipamentos hospitalares e medicamentos R$ 700 mil, valor que tem sido ampliado anualmente para o atendimento da população de todo o estado, Mato Grosso e Bolívia.

Para o deputado com o crescimento da população em Rondônia, fruto das obras das hidrelétricas do Madeira, mais atenção as ações de saúde e infraestrutura hospitalar precisam ser ampliadas e melhoradas.

Segundo Valverde toda ação em saúde é bem-vinda, mas que muito ainda será feito no estado para melhorar a qualidade no atendimento médico. “ Qualquer ação na área de saúde é comemorada, mas ainda precisamos implementar outras ações, como o hospital infantil. Não descansarei enquanto não conseguir essa meta”, disse.

Com os recurso do parlamentar foi possível equipar a unidade, com macas, medicamentos e ainda, a aquisição de equipamentos para o centro cirúrgico que irá ajudar auxiliar em cirurgias de pequena complexidade.

Fundado em 1975 as obras sociais Santa Marcelina, é referência para o Estado de Rondônia e estados vizinhos na especialidade de Hanseníase. Atende através do Sistema Único de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia e Secretaria,  Municipal de Saúde de Porto Velho.

Em 2008 o hospital atendeu mais 98 mil pessoas nas mais diversas especialidades. Foram realizadas cerca  de 4.019 cirurgias, 40.351 consultas. Foram fornecidas mais de 2 mil cadeiras de rodas além de materiais especializados. Número que será ampliado graças ao novo ambulatório inaugurado.

Para diretora administrativa da unidade, Irmã Lina Maria Ambiel, o apoio do deputado Eduardo Valverde foi indispensável para a concretização e conclusão de mais essa etapa, e que é uma evidência da preocupação do parlamentar com a saúde. Ela agradeceu também o apoio financeiro “que veio em boa hora e será utilizado para aquisição de medicamentos, manutenção e ações diversas”.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)