Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Ambulatório Santa Marcelina prestará atendimento pediátrico e ginecológico



Foi inaugurado nesta sexta-feira (07) no município de Porto Velho, o Ambulatório Santa Marcelina. Esta obra teve o apoio do Deputado Eduardo Valverde (PT/RO) que destinou para a compra de equipamentos hospitalares e medicamentos R$ 700 mil, valor que tem sido ampliado anualmente para o atendimento da população de todo o estado, Mato Grosso e Bolívia.

Para o deputado com o crescimento da população em Rondônia, fruto das obras das hidrelétricas do Madeira, mais atenção as ações de saúde e infraestrutura hospitalar precisam ser ampliadas e melhoradas.

Segundo Valverde toda ação em saúde é bem-vinda, mas que muito ainda será feito no estado para melhorar a qualidade no atendimento médico. “ Qualquer ação na área de saúde é comemorada, mas ainda precisamos implementar outras ações, como o hospital infantil. Não descansarei enquanto não conseguir essa meta”, disse.

Com os recurso do parlamentar foi possível equipar a unidade, com macas, medicamentos e ainda, a aquisição de equipamentos para o centro cirúrgico que irá ajudar auxiliar em cirurgias de pequena complexidade.

Fundado em 1975 as obras sociais Santa Marcelina, é referência para o Estado de Rondônia e estados vizinhos na especialidade de Hanseníase. Atende através do Sistema Único de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia e Secretaria,  Municipal de Saúde de Porto Velho.

Em 2008 o hospital atendeu mais 98 mil pessoas nas mais diversas especialidades. Foram realizadas cerca  de 4.019 cirurgias, 40.351 consultas. Foram fornecidas mais de 2 mil cadeiras de rodas além de materiais especializados. Número que será ampliado graças ao novo ambulatório inaugurado.

Para diretora administrativa da unidade, Irmã Lina Maria Ambiel, o apoio do deputado Eduardo Valverde foi indispensável para a concretização e conclusão de mais essa etapa, e que é uma evidência da preocupação do parlamentar com a saúde. Ela agradeceu também o apoio financeiro “que veio em boa hora e será utilizado para aquisição de medicamentos, manutenção e ações diversas”.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em parceria inédita, Hospital Cooperar passa a realizar Hemodinâmica pelo SUS em Vilhena (RO)

Em parceria inédita, Hospital Cooperar passa a realizar Hemodinâmica pelo SUS em Vilhena (RO)

Vilhena acaba de conquistar um avanço histórico na saúde. A partir de agora, o Hospital Cooperar passa a oferecer exames e procedimentos de Hemodinâ

Cuidado integral: Residência de enfermagem em obstetrícia é aberta pelo governo de RO

Cuidado integral: Residência de enfermagem em obstetrícia é aberta pelo governo de RO

Com o objetivo de especializar profissionais enfermeiros e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, o governo de Rondônia abriu, no dia

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto

Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?

Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS.  Na oportu

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)