Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Amazonas registra primeiro caso suspeito de gripe suína



Amanda Mota
Agência Brasil 
 

Manaus - A Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou o primeiro caso suspeito de influenza A (H1N1) - gripe suína - no estado. Trata-se de uma criança, cuja idade e sexo são mantidos em sigilo pelos médicos, que chegou da Flórida, nos Estados Unidos, no último domingo (17). Até então, o estado tinha registrado apenas casos em monitoramento, de acordo com as categorias da Organização Mundial da Saúde (OMS) para definição de casos da doença.

Segundo informações da secretaria, a criança está internada na Fundação de Medicina Tropical (FMT), em Manaus. Ela permanecerá em isolamento, de acordo com as normas preconizadas pela OMS, pelo tempo que for necessário. O paciente apresentou febre e tosse logo após o desembarque.

A avaliação clínica indica que ele está bem. As amostras de secreções coletadas da criança foram enviadas para análise laboratorial no Instituto Evandro Chagas, no Pará, laboratório considerado como referência na Região Norte. As pessoas que tiveram contato próximo com o paciente serão monitoradas.

Até o momento, o Amazonas não registra nenhum caso confirmado de influenza A (H1N1) - gripe suína. Nas  últimas semanas, cinco pacientes foram monitorados, por apresentaram febre após desembarcaram em Manaus, proveniente de outros países. Depois de avaliação clínica e coleta de material biológico, os casos foram descartados por exames de laboratório.
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)