Terça-feira, 21 de julho de 2009 - 12h27
Amanda Mota
Agência Brasil
Brasília - A Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou o segundo caso de influenza A (H1N1) gripe suína no estado. É um rapaz de 20 anos que estuda na Nova Zelândia, considerada uma das áreas de risco mundial para contaminação da doença, e que chegou a Manaus no último dia 5. Segundo o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Evandro Melo, por ter apresentado os sintomas assim que desembarcou na capital amazonense, o jovem foi isolado para o tratamento adequado.
Segundo Melo, o rapaz já está curado.Esse jovem recebeu todo apoio necessário e o tratamento recomendado. Ele teve contato com dois familiares que também estão em observação até amanhã. Até o momento, nenhum deles manifestou qualquer sintoma da doença.
O primeiro caso confirmado de gripe suína no Amazonas foi identificado na última semana de junho. Um atleta da Federação de Judô do Amazonas. Tanto ele quanto o segundo caso da doença em território amazonense já estão fora de perigo.
Ainda assim, de acordo com o Comitê de Prevenção e Controle da Influenza A no Amazonas, continuam intensas as ações para o combate a doença. No extremo oeste do Amazonas, em Tabatinga cidade que faz fronteira com Colômbia e Peru militares do Comando Militar da Amazônia reforçam o monitoramento para impedir a proliferação da doença no estado. A circulação de pessoas será observada e todos terão orientações reforçadas sobre a doença. Uma unidade de referência em Tabatinga já está preparada para atender casos de gripe suína.
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes
Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia
Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)