Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Saúde

Amado Rahhal faz balanço do trabalho do Hospital de Base


O diretor do Hospital de Base Ary Pinheiro, Amado Rahhal destacou o trabalho feito pelo Governo de Rondônia na melhoria geral da unidade. Durante a atual administração, o hospital implantou novos tipos de atendimento em saúde, ampliou o número de leitos, adquiriu equipamentos modernos e reformou toda a unidade. O balanço positivo, aconteceu, nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, no HB, em Porto Velho.

  "A administração Ivo Cassol, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está transformando o setor. O objetivo das ações foi melhorar estrutura geral do hospital, possibilitando aos usuários da rede pública estadual de saúde, maior qualidade e opções de serviços. Essa visão de progresso leva benefícios diretos à população", afirmou Amado Rahhal.

Cirurgia de Coluna - O programa de cirurgia de coluna vertebral, que é um serviço de alta complexidade, atende casos patológicos, fraturas e traumas na coluna. O novo atendimento oferece também tratamento e acompanhamento ambulatorial. Todo processo, desde a primeira consulta até a alta médica é realizado no HB. Em 2006 a unidade realizou 125 cirurgias. Até a implantação do projeto o Estado atendia os pacientes através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Tratamento de Câncer - O Estado implantou o serviço de cirurgias em oncologia, que atende com especialista, pacientes com câncer. Crianças portadoras da doença também têm um serviço exclusivo de acompanhamento. O setor de oncopediatria atende mais de 20 crianças mensalmente.
Na segunda quinzena do próximo mês de janeiro, o HB inaugura uma ala com 20 leitos para tratamento de câncer. O setor será totalmente climatizado e adequado às normas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS). O centro terá laboratório patológico e trabalhará com 4 médicos especialistas, enfermeiros, auxiliares, psicólogo e assistente social.

Cirurgia de redução de estômago - Rondônia é o primeiro Estado da região norte que oferece o Programa de cirurgia bariátrica (redução de estômago) pelo sistema público de saúde. O custo da cirurgia é alto. O valor da presilha utilizada para "clipar" o estômago, é de R$ 7 mil, fora outros custos da operação. O Governo do Estado paga todas as despesas.

Implante de marcapasso - Pela primeira vez na história do atendimento público de saúde, o Estado realiza o implante de aparelho de marcapasso. Para realização dos implantes a estrutura física foi toda adequada. O centro cirúrgico do HB oferece, além de todo material necessário, aparelhos modernos como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Arco Cirúrgico, Eletrocardiograma e Ecocardiograma Doppler Colorido.

A próxima etapa, do Governo de Rondônia, é implantar no HB o serviço de Hemodinâmica, que consiste na realização de diferentes cirurgias cardíacas e cateterismo. Toda a estrutura está praticamente pronta para o início desses novos procedimentos.

Ampliação dos leitos de UTIs - A administração estadual ainda ampliou, consideravelmente, os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no HB. O número de leito de UTI saltou de 08, em 2003 para 39 em 2006. Hoje, o HB oferece 15 leitos adultos, 09 pediátricos e 19 leitos para recém-nascidos.

Custo anual de 25 milhões de reais - O HB trabalha com mais de 1500 funcionários. Os 198 médicos da unidade atendem 15 especialidades de alta complexidade. Em média, 500 pessoas são atendidas diariamente no hospital. Recebe ainda pacientes do interior do Estado, da Capital, do Acre, do Amazonas e da Bolívia. O custo anual do HB é de aproximadamente R$ 25 milhões.
 
Residência Médica – Pelo segundo ano, o Estado abre vagas para o curso de especialização médica. Serão oferecidas 21 vagas nas áreas de cirurgia geral, obstetrícia e ginecologia, clínica médica, infectologia, ortopedia e pediatria. O trabalho pioneiro está revolucionando o processo de ensino da medicina no Estado, pois o funcionamento dos cursos de residência contribui diretamente no processo de formação e fixação de médicos em Rondônia.

Fonte: Toninha lima – DRT-234/RO

Mais Sobre Saúde

Coren-RO move ação judicial contra irregularidades no João Paulo

Coren-RO move ação judicial contra irregularidades no João Paulo

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) constatou inúmeras irregularidades em fiscalização de retorno realizada no Hospital e Pronto

Semusa disponibiliza 25 pontos de vacinação contra sarampo e pólio neste sábado

Semusa disponibiliza 25 pontos de vacinação contra sarampo e pólio neste sábado

Expectativa é imunizar 30 mil crianças de 1 a menores de 5 anos; vacinação atenderá somente essa faixa etária

Após perda de 3 milhões de clientes, cem planos de saúde fecham as portas

Após perda de 3 milhões de clientes, cem planos de saúde fecham as portas

Severamente afetados pela crise econômica e pela confusão gerencial que tomou conta da economia do país, mais de cem planos de saúde encerraram suas a