Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Amado Rahal anuncia nova UTI, Unidade Coronariana e cirurgias cardíacas no HB



O diretor-geral do Hospital de Base-HB de Porto Velho-RO, Amado Rahal, anunciou nesta terça-feira (11/11) a realização de cirurgias cardíacas no HB, a partir de dezembro deste ano. “Dentro de trinta dias vamos inaugurar uma Unidade Coronariana-UC e uma nova Unidade de Tratamento Intensivo-UTI, onde serão realizadas cirurgias cardíacas e internações de pacientes com doenças cardiovasculares. Nessa unidade serão lotados três cirurgiões especializados, perfusionistas (encarregados de monitorar coração e pulmão artificial), anestesistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem treinados no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo”, disse.

DIAGNÓSTICOS E EXAMES SOFISTICADOS

Amado Rahal explicou que a UC terá modernos equipamentos usados em diagnóstico e terapêutica cardiovascular. Somados aos exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, hemodinâmica (movimentos e pressão da circulação sanguínea), eletrofisiologia (distúrbios do ritmo do coração) e outros, será possível fazer ecocardiografias com Doppler em Cores, ou seja, um método de diagnóstico não invasivo ou mapeamento da safena no pré-operatório da cirurgia de revascularização do miocárdio, sem riscos aos pacientes.

INVESTIMENTOS

Amado Rahal disse que o governo Ivo Cassol está a fazer investimentos superiores a R$ 5 milhões para garantir o funcionamento dessa unidade cirúrgica no HB. Além dos equipamentos, estão sendo adquiridas próteses de uso endovascular, nacionais e importadas (exemplo são os “stens” ou tubos de metal), válvulas mecânicas e similares desenvolvidas por cirurgiões e bio-engenheiros e usadas em cirurgias cardiovasculares.

CATETERISMO

Amado Rahal confirmou a continuação dos exames de cateterismo cardíaco, indicado nos casos de malformação congênita, alterações anatômicas, obstruções das artérias do coração, alteração no funcionamento do músculo cardíaco e outros. “Desde junho (de 2007) já foram realizados mais de 420 exames de cateterismo no HB. Isto representa uma economia superior ao custo de 1680 passagens aéreas para deslocamento de pacientes a São Paulo, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro e outros centros especializados”, disse.

SUPERLOTAÇÃO

Questionado sobre a formação de eventuais filas no setor de radiologia, Amado Rahal respondeu que a endêmica superlotação do HB, João Paulo II e hospital infantil Cosme e Damião é conseqüência da inadimplência ou falta de assistência médica devida por prefeituras, inclusive pela prefeitura de Porto Velho. “Filas praticamente não existem no HB. Diariamente são atendidos centenas de pacientes que não conseguem atendimento nos postos de saúde. Damos prioridade aos casos de emergência, urgência. Todos os dias são feitos dezenas de ecocardiogramas, eletroencefalogramas, ultrassonografias. Nenhum paciente deixa o HB sem marcar uma data ou fazer exames. E qualquer reclamação pode ser protocolada na Ouvidoria do HB. A ordem aqui é atender a todos e com eficiência”, disse.

RESIDÊNCIA MÉDICA

Amado Rahal confirmou o início das inscrições para cursos de residência médica ministrados no HB: “Estão abertas inscrições para seis especialidades: clínica médica; infectologia; pediatria; ortopedia; cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia. Os interessados podem fazer inscrições aqui, no HB, até o dia 28 deste mês”, concluiu. (Fonte: Abelardo Jorge)

 

Mais Sobre Saúde

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01,

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Veja a reportagem:Clique e vaja mais: Médicos do Prontocordis oferecem tratamento cirúrgico a auxiliar de serviços gerais