Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Alunos do Programa Supera Brasil participam de Pit Stop sobre DST’s


 
Alunos do curso Multiplicadores de Saúde, do Programa Supera Brasil, participaram de Pit Stop com orientação e distribuição de camisinhas hoje (13/02), às 9h, para conscientizar a população sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) em quatro pontos das drogarias Rede Econômica em Porto Velho.

Cerca de 180 estudantes, orientados pelos professores e coordenadores do Projeto, distribuíram 4 mil camisinhas e 4 mil panfletos educativos elaborados pelos próprios alunos em sala de aula. Os alunos mostraram empenho no trabalho e sentem que desenvolveram aspectos profissionais e sociais na própria vida.

“Aqui estou superando desafios e o que aprendo uso na vida pessoal, familiar e social”, diz a estudante Nahíma Carvalho.

A concentração ocorreu no prédio do Supera Brasil onde o grupo de alunos recebeu motivação para o trabalho de prevenção, foi orientado sobre como abordar as pessoas na rua e de que forma orientar sobre as DST’s. Os grupos elaboraram gritos de guerra para a ação e abriram faixas durante a reunião preparativa para a saída. Um dos dizeres alertava: “Viva diversão sem esquecer da proteção”!

Multiplicadores de saúde

A coordenadora do Programa, Helena Góes, comentou sobre a importância da ação dos alunos.

“Hoje vocês darão a oportunidade de quatro mil pessoas se protegerem contra doenças sexualmente transmissíveis e evitarem uma gravidez indesejada”, disse a coordenadora aos alunos.

Para o idealizador do Supera Brasil, Valdeci Machado, “os alunos multiplicaram saúde e exerceram a cidadania por meio do trabalho de conscientização no Pit Stop”.

O preservativo é a forma mais segura de prevenção contra doenças sexuais e também serve como método anticoncepcional. As DST’s mais comuns são a AIDS, a sífilis e a herpes.

Segundo o Ministério da Saúde algumas dessas doenças são difíceis de identificar e tratar, especialmente no caso das mulheres.

Estatística

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cerca de 340 milhões de casos de DST por ano em todo o mundo. Doenças como a herpes e o HPV não estão incluídas nessa estimativa.

As estimativas do número de infecções de transmissão sexual da população brasileira sexualmente ativa são:

-Sífilis: 937 mil
-Gonorréia: 1.154.800 milhões
-Clamídia: 1.967.200 milhões
-Herpes genital: 640.900 mil
-HPV: 685.400 mil 

Fonte: PN-DST/AIDS, 2003.
 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde foram 1.419 casos de AIDS registrados, em Porto Velho, no período de 1987 a julho de 2009, sendo 850 em homens e 569 em mulheres.
Supera Brasil

O Supera Brasil é um programa de responsabilidade social que visa capacitar jovens de baixa renda de 16 a 30 anos. As opções de profissionalização são em áreas diversas. A ação surgiu como Projeto Farmácia Escola em 2007 idealizado pelo diretor presidente do Grupo Machado, Valdeci Machado, que mudou para Supera Brasil com o objetivo de abranger outros seguimentos de mercado. 

Mais informações sobre as ações do Programa Supera Brasil e como fazer parte dessa história de sucesso por meio de parcerias no site: www.superabrasil.com.br.

Fonte: Dalila Nogueira / Comunica

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

O médico Marcos Berti Cavalcanti, que há 19 anos atua no Serviço Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, integra a f

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)