Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Agevisa obtém sistema de informação para monitorar ações de vigilância sanitária


A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) conseguiu gratuitamente do governo de Tocantins o compartilhamento do sistema de informação Infovisa, que vai viabilizar, melhorar a gestão e mapear as ações de vigilância sanitária em Rondônia. Conforme explicou a biomédica Vanessa Ezaki, gerente técnica de Vigilância Sanitária, o Infovisa tem como objetivo organizar os serviços e apresentar estatísticas das ações de vigilância sanitária estadual e municipal.

Gente de Opinião

Vanessa Ezaki explica funcionamento do sistema Infovisa

O Infovisa é um sistema de informação de Vigilância Sanitária criado em 2014 no estado de Tocantins. A implantação do sistema em Rondônia e a capacitação do corpo técnico da vigilância sanitária para utilização da ferramenta está agendada para a última quinzena de abril, com a presença de técnicos do governo de Tocantins. “A capacitação será ampliada para atender também os técnicos das Vigilâncias Municipais (VISAS)”, destacou Vanessa Ezaki.

Segundo ela, uma das vantagens do novo sistema é representar mais comodidade aos empreendedores com atividade de interesse sanitário sujeito à fiscalização por parte da Vigilância Sanitária. “A partir do momento em que temos o cadastro do empresário no sistema, de acordo com o tipo de serviço, automaticamente a Vigilância Sanitária poderá ter acesso às informações daquela nova empresa”.

Pela interne, o empresário cadastrado no sistema vai requerer a emissão de um alvará sanitária, verificar se há notificação da Vigilância Sanitária. Se não houver pendências, a licença sanitária poderá ser emitida e acompanhar o processo de solicitação.

Outra ferramenta que a Agevisa conseguiu do governo de Tocantins foi a Plataforma Moodle que é uma sala de aula virtual para capacitar, na forma de educação à distância os fiscais e inspetores sanitários do estado. O Moodle pode ser acessado em qualquer computador com internet e atualmente disponibiliza na sua plataforma os cursos de capacitação em vigilância sanitária em alimentos, produtos e serviços de saúde, curso de introdução à Segurança do paciente, curso de processo de licenciamento sanitário, gestão em vigilância sanitária, entre outros.


Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Lidiane Pereira
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Gente de Opinião Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)