Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Ações preventivas no Dia Mundial do Diabetes


O Dia Nacional e Mundial do Diabetes será comemorado, nesta quarta-feira (14), com ações de prevenção. As atividades, coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), acontece, das 15h00 às 20h00, no Espaço Alternativo, em Porto Velho. O objetivo do trabalho é conscientizar a população, para atitudes preventivas de saúde. Os serviços serão oferecidos, sem nenhum custo, a todos que quiserem participar.

“A data comemorativa de combate ao diabetes, escolhida pela Organização Mundial de Saúde, é um momento para todos trazerem o assunto ao debate. Cada vez mais precisamos, além do tratamento direto de pacientes, buscar formas de conscientizar a população para ações preventivas. E é exatamente esse o objetivo da administração Ivo Cassol”, afirmou Milton Moreira, secretário da Sesau.

As ações preventivas envolverão atividades como: aferição de pressão arterial, verificação de índice de glicemia, orientação nutricional, triagem para atendimentos, atividades físicas, entrega de material educativo e encaminhamentos para unidades de referência. O evento conta com a parceria da Semusa, Sindur, Faculdade São Lucas e empresas privadas.

Atendimento direto e conscientização - “Convidamos toda a população para participar do evento. Estaremos atendendo com tendas promocionais de saúde, que oferecerá orientações sobre prevenção do tabagismo, obesidade e saúde mental. Nossa meta, além de realizar o atendimento direto, é a conscientização e a multiplicação de informações sobre prevenção de doenças e os hábitos saudáveis”, explicou Margareth Confort Lang, gerente de Programas Estratégicos de Saúde.

 

Mais Sobre Saúde