Terça-feira, 25 de março de 2008 - 11h43
O Governo de Rondônia, através do Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas) realiza, nesta quarta-feira (26), a partir das 14h00, palestras no presídio feminino de Porto Velho. O trabalho envolverá atividades educativas para orientar as apenadas sobre ações de prevenção a doenças. O curso será ministrado por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do centro de educação.
As atividades abordarão assuntos como doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids, orientações sobre planejamento familiar e direitos humanos, bem como sobre as demais atividades que compreendem as funções dos agentes comunitários de saúde. Inicialmente essas orientações serão dirigidas às apenadas do presídio feminino, mas posteriormente vão atingir outros segmentos comunitários, explicou Nancy Freitas, diretora geral do Cetas.
As ações educacionais e preventivas realizadas no presídio tem como objetivo levar informação às internas quanto à prevenção a doenças e estimular o cuidado com a saúde. O trabalho de orientação e acompanhamento ainda possibilita a valorização da auto-estima das internas, pois estimula o cuidado pessoal e respeita a individualidade de cada uma.
Melhora dos serviços prestados à população - A equipe do Cetas vem se empenhando cada vez mais para oferecer qualidade de serviços à população rondoniense, através dos cursos e capacitações que são oferecidos pelo centro. Com isso, melhoramos os serviços destinados à população, qualificando nosso pessoal e atendendo as determinações do governador Ivo Cassol, para ampliar a qualidade dos serviços em Saúde prestados pelo Estado, declarou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
O Cetas é o órgão executor da política estadual de formação profissional em saúde e oferece educação técnica de nível médio. O centro ainda mantém um intercambio técnico e científico com institutos brasileiros e internacionais, para a qualificação e melhora no sistema de atendimento, destacou Nancy Freitas.
Fonte: A/I SESAU
Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano
Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas
Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo
Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)