Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Ações de prevenção a doenças no presídio feminino


 
O Governo de Rondônia, através do Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (Cetas) realiza, nesta quarta-feira (26), a partir das 14h00, palestras no presídio feminino de Porto Velho. O trabalho envolverá atividades educativas para orientar as apenadas sobre ações de prevenção a doenças. O curso será ministrado por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do centro de educação.

“As atividades abordarão assuntos como doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids, orientações sobre planejamento familiar e direitos humanos, bem como sobre as demais atividades que compreendem as funções dos agentes comunitários de saúde. Inicialmente essas orientações serão dirigidas às apenadas do presídio feminino, mas posteriormente vão atingir outros segmentos comunitários”, explicou Nancy Freitas, diretora geral do Cetas.

As ações educacionais e preventivas realizadas no presídio tem como objetivo levar informação às internas quanto à prevenção a doenças e estimular o cuidado com a saúde. O trabalho de orientação e acompanhamento ainda possibilita a valorização da auto-estima das internas, pois estimula o cuidado pessoal e respeita a individualidade de cada uma.

Melhora dos serviços prestados à população - “A equipe do Cetas vem se empenhando cada vez mais para oferecer qualidade de serviços à população rondoniense, através dos cursos e capacitações que são oferecidos pelo centro. Com isso, melhoramos os serviços destinados à população, qualificando nosso pessoal e atendendo as determinações do governador Ivo Cassol, para ampliar a qualidade dos serviços em Saúde prestados pelo Estado”, declarou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

O Cetas é o órgão executor da política estadual de formação profissional em saúde e oferece educação técnica de nível médio. “O centro ainda mantém um intercambio técnico e científico com institutos brasileiros e internacionais, para a qualificação e melhora no sistema de atendimento”, destacou Nancy Freitas.
 
Fonte: A/I SESAU 

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr