Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

A importância dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas empresas



Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas mostram que o uso de profissionais destas áreas nas empresas melhora a produtividade dos funcionários e faz toda a diferença

Uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UnB) que analisou 26 milhões de registros de trabalhadores ao INSS constatou que as maiores causas de afastamento dos trabalhadores são as doenças osteomusculares e os transtornos de humor. Em primeiro lugar no ranking estão as dorsopatias, em segundo os traumatismos do punho e da mão, em terceiro as tendinites e tenossinovites e em quarto, os traumatismos de joelho e perna.

Para evitar tais afastamentos foram criados alguns instrumentos legais que mexe com o bolso dos empregadores, forçando-os a adotar medidas preventivas. E é ai que entram os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

A princípio chamados apenas para reabilitação de funcionários, agora Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas fazem parte de programas de prevenções de acidentes, de ergonomia, de consultoria, ente outros. Empresas que adotaram o método de prevenção conseguiram diminuir até 90% as queixas de funcionários em relação a distúrbios osteomusculares.

Mais do que uma simples ação, o trabalho dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais integram os funcionários em atividades que priorizam sua saúde e bem-estar.

Fonte: Juliana
 

Mais Sobre Saúde