Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

A espera acabou: Reforma do Hospital de Guajará-Mirim está em andamento


A espera acabou: Reforma do Hospital de Guajará-Mirim está em andamento - Gente de Opinião

Desde o dia 2 de outubro a população de Guajará-Mirim passou a presenciar o andamento da obra do Hospital Regional do município, cujo cronograma está sendo acompanhado passo a passo pelo Governo de Rondônia em cooperação com o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), com o objetivo de entregar a unidade hospitalar reformada em um prazo previsto de 10 meses. O serviço destacado pelo governador Marcos Rocha, fortalece o compromisso do governo de entregar um hospital completo, em pleno funcionamento, para atender a região da Pérola do Mamoré.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estabeleceu uma agenda semanal para conversas técnicas com a empresa que está atuando na obra, a qual está sendo cumprida desde o dia 2 de outubro, juntamente com a equipe de engenharia da pasta e a comitiva do Unops, composta pelo gerente de Projetos, Rafael Esposel, e pelos engenheiros Rodrigo Gouveia e Nicholas Alonso.

 

REFORÇA À SAÚDE

O governador Marcos Rocha enfatiza a importância dessa obra para Guajará-Mirim, somada as outras ações desenvolvidas pelo Governo de Rondônia para o desenvolvimento da Pérola do Mamoré. “Trata-se de uma obra aguardada por cada cidadão de Guajará-Mirim, sendo de vital importância para a ampliação do atendimento à saúde da população. Essa obra representa uma história de luta do município e o Governo do Estado honra com mais esse compromisso e não vai demorar para o município ter uma unidade hospitalar que vai absorver com mais qualidade e segurança aos anseios dos moradores. Cada passo será acompanhado de perto até a conclusão do serviço”, enfatiza.

O governador ainda reforça que o Governo do Estado solicitou que fosse realizada uma remodelagem do projeto para que mais pacientes pudessem ser atendidos. “O hospital terá capacidade de 84 leitos e quase 5 mil metros de área construída que com certeza serão suporte para atendimentos de qualidade aos moradores da região”, disse.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou o andamento das tratativas relacionadas à execução da construção. “É muito satisfatório para o Governo do Estado iniciar esta obra e estamos empenhados em garantir a entrega tão esperada do Hospital de Guajará-Mirim à população, cumprindo e realizando todos os trâmites técnicos necessários para a entrega', afirmou.

O Unops é um organismo da Organização das Nações Unidas (ONU), especializado em infraestrutura e gestão de projetos, responsável pela execução da obra. A mesma tem um Acordo de Cooperação Técnica internacional com a Sesau.

O organismo é responsável pela licitação e contratação com a empresa que executará a restauração e melhoria da infraestrutura hospitalar de Guajará-Mirim

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

A Unidade Móvel de Educação da Liga de Combate ao Câncer (LCC), integrante da Unidade de Prevenção do Hospital de Amor, esteve na manhã desta quinta

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho passou a realizar na própria rede municipal o exame de DNA HPV, medida que promete reduzir significativamente o tempo de

Prefeitura de Porto Velho  agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Prefeitura de Porto Velho agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Com o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente, a Prefeitura de Porto Velho deu mais um importante passo no fortalecime

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

Solidariedade em ação: estoques de sangue precisam de reforço em Rondônia

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está realizando um chamamento à população de Porto Velho para reforçar os estoques de

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)