Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016 - 17h23
05 de fevereiro de 2016 | 42 Visualizações
De acordo com o balanço divulgado pelo Boletim Epidemiológico para monitoramento da dengue, no período de 3 a 31 de janeiro deste ano, foram notificados 1.744 casos de dengue em Rondônia, um aumento de 159,52% com relação ao mesmo período de 2015, que foram 672 casos da doença.
São oito municípios em estado de alerta: Buritis, Cabixi, Chupinguaia, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste e São Miguel do Guaporé.
Foram confirmados quatro casos de chikungunya, todos importados de outros estados, nos municípios de Porto Velho (2), Vilhena (1) e Cacoal (1). Com relação ao Zika Vírus, foram confirmados quatro casos, nos municípios de Vilhena (1), Alto Alegre dos Parecis (2) e Alta Floresta (1).
Também foram realizadas capacitações de agentes multiplicadores da educação e atenção básica, capacitações em manejo de amostras: armazenamento e transporte em nitrogênio líquido para as equipes da assistência e diagnóstico, palestras educativas, apoio aos municípios na distribuição de material educativo (cartazes, folders para população) e ainda, coletes para os agentes de saúde.
O secretário de Saúde, Williames Pimentel, destacou que outra ação do governo foi assinar o decreto de situação de emergência em Rondônia para agilizar o trâmite dos recursos que as 52 prefeituras receberão do Ministério da Saúde (MS) para implementar ações contingenciais de vigilância, prevenção e controle de epidemias, e de combate ao mosquito Aedes aegypti.
“Estamos fazendo a nossa parte mais é preciso que a população se sensibilize para fazer a prevenção e ser um agente vigilante da proliferação do mosquito e os municípios não podem mais falhar nas ações de prevenção. Temos que intensificar a vigilância nos criadouros permanentes”, alertou Pimentel.
Fonte
Texto: Marilza Rocha
Secom - Governo de Rondônia
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim
Por ocasião da inauguração da Unidade Administrativa e da Unidade de Terapia Intensiva do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), o hosp

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) selaram, nesta sexta-feira (23), uma cooperação técnico-científi

Grupo Aparício Carvalho inaugura Centro de Clínicas Médicas em Porto Velho
O Grupo Aparício Carvalho de Moraes inaugurou, na manhã desta terça-feira (21), às 10h, o Centro de Clínicas Médicas, um empreendimento voltado ao a
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)