Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

2ª fase do Método Canguru quer fortalecer pré-natal


Gente de Opinião

Williames Pimentel, secretário estadual de Saúde

Pelo menos 50% dos partos de alta complexidade, num total de 3500 por ano, realizados no centro obstétrico do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) referência em Rondônia no atendimento de alta complexidade -, poderiam ser evitados caso as parturientes tivessem um pré-natal rigoroso.

De acordo com dados do setor de estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a maioria das grávidas chega à unidade de Saúde com infecção urinária, diabetes, hipertensão arterial, doenças que poderiam ser tratadas ainda no início da gestação, na entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção primária da rede municipal, em todo Estado.

A afirmação foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, nesta segunda-feira (3), durante solenidade de abertura do curso de aperfeiçoamento do pessoal técnico do centro obstétrico do HB ao Método Canguru, certificado recentemente pelo Ministério da Saúde (MS).

O curso é realizado pela Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, em parceria com a Sesau, por intermédio da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES). A meta é dar continuidade ao fortalecimento do Método Canguru, reafirmar a parceria já estabelecida com o MS e, ao mesmo tempo, apresentar uma nova e importante etapa deste trabalho, oferecendo um curso referente ao método canguru e a atenção básica: cuidado partilhado, afirma o secretário.

Gente de Opinião

Técnicos do centro obstétrico do HB participam de curso

O curso, que é ministrado por três técnicas do Ministério da Saúde, tem por objetivo formar tutores que irão capacitar os demais profissionais de Saúde da atenção básica para construir uma linha de cuidados para criança egressa das unidades neonatais, articulando o cuidado recebido no hospital/UTI/NEO com a Unidade Básica de Saúde (UBS) em seus municípios de referencia. Assim, fecha o ciclo em torno do bebê.

PESQUISA
Dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde (MS) apontam que mais de 32% da população de Rondônia, num 388,3 mil pessoas possuem pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT).

O levantamento, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que essas enfermidades atingem principalmente o sexo feminino (37,4%) são 226,8 mil mulheres e 161,4 mil homens (27,7%) portadores de enfermidades crônicas. No Brasil, o índice atinge cerca de 40% da população, o equivalente a 57,4 milhões de pessoas.

Williames Pimentel chamou atenção para os números e destacou que quase todas as doenças estão dentro do campo de atuação dos agentes comunitários de Saúde. Isso, segundo ele, comprova que o investimento do governo na atenção básica vai refletir, diretamente, na diminuição do inchaço de pacientes na média e alta complexidade em todo o Estado, no fortalecimento da porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), diminuição do índice de mortalidade infantil e materna, e na humanização do atendimento.


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde 
Fotos: Ítalo Ricardo
Decom - Governo de Rondônia
http://www.rondonia.ro.gov.br/2015/08/75423/
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)