Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

PNAD Contínua Turismo: em 82,5% dos domicílios rondonienses nenhum morador viajou


PNAD Contínua Turismo: em 82,5% dos domicílios rondonienses nenhum morador viajou - Gente de Opinião

O segmento Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) mostrou que em 489 mil domicílios rondonienses (82,5%) nenhum morador viajou a passeio ou realizou viagem profissional entre os meses de abril e agosto de 2019. Em nível nacional, este índice é de 78,2%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os principais motivos para não ocorrer a viagem dos rondonienses, 43% alegaram não ter dinheiro; 17,4% não ter necessidade e 17,2% não ter tempo. Não ter dinheiro foi apontado como o principal motivo para não viajar em 48,9% dos domicílios brasileiros.

Das 128 mil viagens feitas por rondonienses, 80% foram por motivos pessoais e 20% por motivos profissionais. Das viagens pessoais, 43,2% foram para visitar parente ou amigo; 25,8% para tratamento de saúde e bem-estar e 19,7% para lazer.

A pesquisa também mostrou que a maioria das hospedagens ocorreu nas casas de parentes ou amigos. Enquanto 58,8% das viagens de rondonienses tiveram esta categoria como principal hospedagem, em todo o país, o índice foi de 47,3%.

Em relação ao meio de transporte, o mais utilizado pelos rondonienses que viajaram foi carro particular ou da empresa (35,8%), seguido de ônibus de linha (19,2%) e avião (18,9%). Na Região Norte, o carro particular ou da empresa foi utilizado em 27,6% das viagens e em 25,2% foram veículos da categoria que inclui barco, carro alugado, táxi e trem.

Nas viagens por lazer de rondonienses, 31% foram em busca de natureza, ecoturismo ou aventura, 28,6% foram por praia e 22,6% foram viagens culturais. Em todo o Brasil, o principal atrativo foi a praia, com 34,3% das viagens.

A Região Sudeste é a que mais recebe viajantes (39,5%), seguida da Região Nordeste (27,8%), Sul (16,5%), Centro-Oeste (8,4%) e Norte (7,9%). Foi possível observar que a maioria das viagens nacionais normalmente ocorrem dentro da própria Grande Região, com destaque para o Nordeste, em que 90,1% dos viajantes eram da Região. 

Os estados mais procurados pelos brasileiros foram: São Paulo (18,9% de destino das viagens nacionais); Minas Gerais (12,8%), Bahia (8,7%), Rio Grande do Sul (6,7%) e Rio de Janeiro (5,8%). O estado nortista que mais recebeu viagens foi o Pará, com 4,5% das viagens nacionais. Rondônia recebeu 0,6% dos turistas brasileiros.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

OABRO apoia e celebra iniciativa do governo que reduz ICMS e exige aumento na oferta de voos em Rondônia

OABRO apoia e celebra iniciativa do governo que reduz ICMS e exige aumento na oferta de voos em Rondônia

A recente perspectiva de aumento na oferta de voos para atender o estado de Rondônia é celebrada pela OAB Rondônia, que esteve atuando e apoiando as

“Geração Emprego” do Governo de RO oferece mais de 630 vagas em cursos gratuitos no Estado

“Geração Emprego” do Governo de RO oferece mais de 630 vagas em cursos gratuitos no Estado

O serviço Geração Emprego, do Governo de Rondônia, está oferecendo uma oportunidade única para os interessados em se capacitar profissionalmente. São

Servidoras com mais de 30 anos de contribuição ao Estado de Rondõnia são homenageadas pelo Governo

Servidoras com mais de 30 anos de contribuição ao Estado de Rondõnia são homenageadas pelo Governo

A servidora mais longínqua da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Maria dos Santos Farias foi uma das homenageadas do Projeto “M

Com obras em todas as regiões de Rondônia, Governo fortalece desenvolvimento e atrativo para moradores e turistas

Com obras em todas as regiões de Rondônia, Governo fortalece desenvolvimento e atrativo para moradores e turistas

Praças, bosque, pista de caminhada; porto; ginásio e campo esportivo fazem parte das diversas obras de construção e revitalização que estão em andamen

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)