Porto Velho (RO) domingo, 26 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Rondônia

Noventa e dois veículos e 180 notebooks são entregues à Emater para o fortalecimento da agricultura familiar


A entrega serviu como premissa para implementar as atividades de assistência técnica e extensão rural em Rondônia - Gente de Opinião
A entrega serviu como premissa para implementar as atividades de assistência técnica e extensão rural em Rondônia

Para implementar as atividades de assistência técnica e extensão rural, voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar nos 52 municípios, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, promoveu a entrega de 92 veículos dos projetos “Consultec” e “Paisagens Sustentáveis da Amazônia-Brasil”, além de 180 notebooks para a Emater.

Durante a solenidade, foram entregues 76 veículos que serão utilizados no projeto Consultec, sendo 74 pick-ups utilitárias, duas caminhonetes, além dos 74 notebooks para serem utilizados também no projeto, adquiridos com recursos do Fundo Proleite. E uma pick-up utilitária adquirida com recursos próprios da Emater.

Os 180 notebooks adquiridos com recursos do Fundo Proleite, Lei Anticorrupção e Executivo Estadual

Também foram entregues 15 caminhonetes traçadas, adquiridas com recursos do “Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia-Brasil”, do Ministério do Meio Ambiente e Banco Mundial, por meio de convênio com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam; 21 notebooks adquiridos com recursos financeiros da Lei Anticorrupção (Lava-Jato) e 85 notebooks adquiridos com recursos do Poder Executivo Estadual.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reafirmou que o Estado de Rondônia está em pleno desenvolvimento. A agricultura e assistência técnica e extensão rural têm sido fortalecidas, chegando a todos os municípios para a melhor produção agrícola familiar.

“Temos investido em materiais e em veículos para alcançar os produtores rurais. Uma das preocupações do Governo do Estado era investir na Emater e hoje, são mais equipamentos e pick-ups sendo entregues para o desenvolvimento destes importantes projetos para o Estado e assim, fortalecendo nossa agricultura”, disse Marcos Rocha.

O diretor-presidente da Emater Rondônia, José de Arimatéia, relatou que a entrega vai fazer a diferença no trabalho dos servidores no desenvolvimento dos projetos que estão em andamento, para ajudar no fortalecimento da cadeia produtiva em todo o Estado.

Governo de Rondônia entrega notebooks para a Emater

“É uma transformação que tem acontecido na Emater, graças ao esforço de todos os servidores envolvidos e do Governo de Rondônia, que tem dado total apoio à pasta nesta atual gestão”, disse José de Arimatéia.

O titular da Seagri, Janderson Dalazen, agradeceu ao Governo de Rondônia por mais uma entrega de equipamentos, que “vão auxiliar na extensão rural e fortalecer a produtividade agrícola familiar do Estado, alcançando a todos nos municípios rondonienses”.

Após os discursos, foi oficiada a entrega das chaves dos 92 veículos aos gerentes regionais da Emater Rondônia e dos 180 notebooks aos técnicos de campo, presentes na solenidade.

CRÉDITO RURAL

Produtores rurais de Porto Velho assinaram o contrato de liberação de crédito rural

Os produtores rurais do Setor Chacareiro de Porto Velho, José Raimundo Braga Castro e Luiz Dionisio de Souza, assinaram as células de liberação de crédito, resultado dos mutirões realizados pela Emater/RO, por intermédio da plataforma Basa Digital. Por meio do Banco da Amazônia, ao todo foram realizadas 863 propostas de crédito rural digital, totalizando o valor de R$ 37.005.874,94 (trinta e sete milhões cinco mil oitocentos e setenta e quatro reais e noventa e quatro centavos).

PROJETO CONSULTEC

O projeto Consultec tem como principal objetivo atender propriedades leiteiras, com ações de gerenciamento das propriedades voltadas à gestão administrativa e financeira, manejo nutricional, genético e sanitário do rebanho, visando o aumento da produtividade e renda dos produtores rurais envolvidos na cadeia produtiva do leite.

Com ação de aperfeiçoamento profissional de técnicos e produtores, estão previstas capacitações para 74 técnicos que atuarão no projeto, com realização de consultorias técnicas em gerenciamento em 2.220 propriedades leiteiras, distribuídas nos 52 municípios e distritos do estado de Rondônia, na metodologia do programa “Balde Cheio”, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.

“PAISAGENS SUSTENTÁVEIS DA AMAZÔNIA-BRASIL”

Este projeto é parte do programa de sustentabilidade do Global Envirament Facility – GEF, que tem por objetivo expandir a área de proteção legal na Amazônia brasileira. As agências implementadoras do projeto são: Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio e Conservação Internacional Brasil – Ci-Brasil.

O projeto está alinhado com os objetivos estratégicos do Global Envirament Facility – GEF, de melhorar a sustentabilidade dos sistemas de áreas protegidas, reduzir as ameaças a biodiversidade, recuperar áreas degradadas, aumentar o estoque de carbono, desenvolver boas práticas de manejo florestal e fortalecer políticas públicas e planos voltados a conservação.

Mais Sobre Rondônia

Com recurso do Governo de Rondônia, município de Presidente Médici recebe obras de recapeamento do “Tchau Poeira”

Com recurso do Governo de Rondônia, município de Presidente Médici recebe obras de recapeamento do “Tchau Poeira”

As ruas desgastadas e cheias de buracos de Presidente Médici serão transformadas em vias seguras com camada asfáltica de qualidade. A Ordem de Serviço

Em Corumbiara, governador coronel Marcos Rocha verifica obras da “Rodovia do Boi”, nesta sexta-feira

Em Corumbiara, governador coronel Marcos Rocha verifica obras da “Rodovia do Boi”, nesta sexta-feira

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, em visita a região do Cone Sul, estará nesta sexta-feira (17), no município de Corumbiara, para conf

Governador coronel Marcos Rocha acompanha obras em bairros de Porto Velho com o prefeito Hildon Chaves

Governador coronel Marcos Rocha acompanha obras em bairros de Porto Velho com o prefeito Hildon Chaves

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, esteve acompanhando o andamento, nesta segunda-feira (13), obras de infraestrutura que estão em anda

Recapeamento asfáltico de 11 km reforça segurança na trafegabilidade em ruas Cacoal com ações do “Tchau Poeira”

Recapeamento asfáltico de 11 km reforça segurança na trafegabilidade em ruas Cacoal com ações do “Tchau Poeira”

A equipe da 5ª Usina de Asfalto de Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, concluiu