Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Nos últimos três anos, Caerd recebeu R$ 20 milhões do Estado para melhoria da rede de distribuição


Presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão - Gente de Opinião
Presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão

Proporcionar água tratada e esgotamento sanitário, inclusive com tratamento do esgoto para evitar a poluição de rios, é uma das ações que o Estado de Rondônia vem priorizando para garantir uma vida saudável aos rondonienses, colocando a saúde pública em primeiro lugar.

O sistema de captação e distribuição de água de Rondônia ainda é deficitário; um problema que se arrasta desde a implantação dos serviços de saneamento básico, datada a partir da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - EFMM.

ÁGUA POTÁVEL

Com os recursos repassados pelo Poder Executivo à Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Caerd, nos últimos dois anos a empresa, com o intuito de ampliar a oferta de água potável à população, perfurou poços tubulares profundos nos municípios de Porto Velho, Ouro Preto do Oeste, Espigão do Oeste, e nos distritos de Nova Londrina (microrregião de Ji-Paraná), Nova Mutum (distrito de Porto Velho) e Estrela de Rondônia (distrito de Presidente Médici).

“Foram mais de dez poços tubulares profundos perfurados até agora. Tem poço que chega a produzir 1,5 milhão de litros de água por dia”, destaca o presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão.

O diretor comenta que só este ano o Estado de Rondônia destinou R$ 20 milhões à Companhia para a aquisição de materiais como bombeadores, materiais hidráulicos, entre outros, visando ampliar as redes e a capacidade de produção para que a água potável chegue às pessoas mais necessitadas; bem como o tratamento de esgoto nas localidades de atuação da Caerd.

REATIVAÇÃO DE OBRAS

Outro passo importante da atual gestão é a retomada de obras paradas como as do Plano de Aceleração do Crescimento - PAC, projeto do Governo Federal.

Só na Capital, por exemplo, a reativação das obras do PAC prevê uma ampliação que visa dobrar a produção de água potável. Atualmente a unidade de tratamento de água produz mais de 57 milhões de litros de água potável por dia; com a finalização da obra a produção será de 130 milhões de litros de água por dia. Os trabalhos para a conclusão da obra estão em ritmo acelerado.

O município de Vale do Paraíso, na região Central de Rondônia, estava com o sistema de tratamento de água parado há sete anos. A retomada das obras e os serviços de tratamento da equipe da Caerd estão proporcionando água potável à população da cidade. “Tratar água é o que a Companhia sabe fazer e isso traz saúde pública”, finalizou Brancalhão.

O Estado de Rondônia, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES contratou uma consultoria para apresentar um estudo definitivo para atender a população do Estado com água tratada e esgotamento sanitário, inclusive nas áreas rurais.

O projeto prevê que até 2033 cada rondoniense terá água e esgoto em casa.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ações governamentais contemplam famílias indígenas em Rondônia

Ações governamentais contemplam famílias indígenas em Rondônia

Celebrado em 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas tem como objetivo reforçar a importância da diversidade das culturas e histórias, garantir direi

OABRO apoia e celebra iniciativa do governo que reduz ICMS e exige aumento na oferta de voos em Rondônia

OABRO apoia e celebra iniciativa do governo que reduz ICMS e exige aumento na oferta de voos em Rondônia

A recente perspectiva de aumento na oferta de voos para atender o estado de Rondônia é celebrada pela OAB Rondônia, que esteve atuando e apoiando as

“Geração Emprego” do Governo de RO oferece mais de 630 vagas em cursos gratuitos no Estado

“Geração Emprego” do Governo de RO oferece mais de 630 vagas em cursos gratuitos no Estado

O serviço Geração Emprego, do Governo de Rondônia, está oferecendo uma oportunidade única para os interessados em se capacitar profissionalmente. São

Servidoras com mais de 30 anos de contribuição ao Estado de Rondõnia são homenageadas pelo Governo

Servidoras com mais de 30 anos de contribuição ao Estado de Rondõnia são homenageadas pelo Governo

A servidora mais longínqua da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Maria dos Santos Farias foi uma das homenageadas do Projeto “M

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)