Domingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Gestão e inovação são destacadas pelo Governo de Rondônia no 126º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração em Manaus


O Fórum é organizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Administração Pública – Consad - Gente de Opinião
O Fórum é organizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Administração Pública – Consad

A modernização na gestão pública, com discussões voltadas à Nova Lei de Licitações é destacada pelo Governo de Rondônia, que participa do 126º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, que está sendo realizado em Manaus (AM), reunindo gestores e técnicos das 27 Unidades Federativas. Entre os principais eixos temáticos discutidos no Fórum, podem ser destacados: Gestão e Inovação nos Serviços Público e a Cooperação Federativa; Propostas de Inovações e aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas.

O Fórum é organizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Administração Pública – Consad, e vários grupos de trabalho de diferentes áreas participaram, compartilhando informações. O Consad, busca fomentar discussões para a melhoria do desenvolvimento da governança pública, além de colocar em evidência projetos que são destaques e que vêm dando certo nos estados.

CONHECIMENTO

Para a coordenadora administrativa financeira, da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, Pascalini Carvalho Chagas, o evento é um momento para compartilhar conhecimentos em busca de soluções para melhorias na gestão de pessoas nos estados.

“O encontro é importante, para conhecermos melhor o que de mais moderno está sendo aplicado na administração pública dos estados. Aqui podemos discutir e adquirirmos um pouco mais sobre diferentes possibilidades de agregar conhecimento que facilitem a busca por inovação na gestão pública, de acordo com as demandas de cada órgão e não afetem a prestação de serviços à população”, disse Pascalini.

Para o superintendente Estadual de Licitações, Israel Evangelista, o evento tem importância para a gestão pública, fortalecendo a troca de experiência com todos os estados, avançando no compromisso de promover o aperfeiçoamento do serviço público, ‘’Nos encontros providos pelo Consad, temos a oportunidade de abrir, ainda mais, o leque de conhecimento, podendo assim aplicar o que foi repassando aqui para uma gestão mais eficiente e voltada para a melhoria; na oferta de serviços ao cidadão”, destacou.

Participantes de Rondônia nos Grupos de Trabalho:

• GT Escola de Governo: Débora Cristina Neves da Silva;
• GT Ciência de Dados: Ariane Dias de Almeida;
• GT ESG (Ambiental, Social e Governança): Raoni Francisco Lopes Gama;
• GT Transformação Digital: Delner Freire;
• GT de Patrimônio: Davi Machado de Alencar; e
• GT Compras Públicas: Israel Evangelista.

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Café com Sebrae marca início das ações de 2026 em Rondônia

Café com Sebrae marca início das ações de 2026 em Rondônia

O ano começa com planejamento, estratégia e presença nos territórios. O Sebrae em Rondônia dá início às atividades de 2026 com o Café com Sebrae, en

Sebrae RO abre seleção para Missão internacional na Canton Fair 2026, na China

Sebrae RO abre seleção para Missão internacional na Canton Fair 2026, na China

Empresas rondonienses do setor industrial e do comércio exterior já podem se inscrever para a Missão internacional Canton Fair 2026, promovida pelo

Segundo dia do Nodo Bioceânico amplia debates e avança na integração com países andinos e o estado de Rondônia

Segundo dia do Nodo Bioceânico amplia debates e avança na integração com países andinos e o estado de Rondônia

Porto Velho sediou, na quinta-feira (5), o segundo dia da edição Rondônia Brasil do Nodo Bioceânico Central, reunindo o governo do estado, o governo f

Rondônia, 44 anos: um estado jovem que se destaca em desenvolvimento

Rondônia, 44 anos: um estado jovem que se destaca em desenvolvimento

Há 44 anos, em 22 de dezembro de 1981, era criado o estado de Rondônia com a promessa de ser um estado pujante na Amazônia e no Brasil. Com sua inst

Gente de Opinião Domingo, 8 de março de 2026 | Porto Velho (RO)