Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ZPE de Porto Velho é aprovada no Senado Federal


A Zona de Processamento de Exportação(ZPE) de Porto Velho foi aprovada hoje pela manhã(11.10) por unanimidade  durante reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo(CDR) do Senado Federal. O projeto de lei que criou a ZPE é de autoria do líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp(RO). Atuou como relator da matéria, o senador Valter Pereira(PMDB-MS).

O Senador Raupp  disse que a criação dessa ZPE em Porto Velho “significa  o estimulo ao desenvolvimento da indústria do município e consequentemente do   estado de Rondônia que precisam gerar empregos para a população visando reduzir as desigualdades sociais”.

Ele lembrou que as Zonas de Processamento de Exportação(ZPE`s)  se constituem em experiências exitosas em países como a China, Estados Unidos e México.”Somente na China trabalham nas ZPE´s,  30 milhões de pessoas”, frisou o líder peemedebista explicando que  existem   funcionando em todo o mundo 3 mil  distritos do tipo ZPE  empregando mais de 37  milhões de pessoas em 116 países.

O senador acrescentou também que as ZPE´s  são áreas de livre comércio destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados exclusivamente como exterior e que são criadas em regiões menos desenvolvidas. “A  nossa preocupação ao propor essa ZPE para Porto Velho é justamente reduzir os desequilíbrios entre as unidades da federação e promover o desenvolvimento tecnológico do estado”, disse o senador ao demonstrar sua satisfação com a aprovação do seu projeto no Senado.

O  senador  ressaltou que Porto Velho que tem uma população estimada em 312 mil habitantes  terá um impacto positivo em sua economia após a implantação dessa zona de processamento.”Agora, vamos lutar para que outros municípios do estado também recebam uma ZPE”, concluiu o senador Raupp, explicando que a prioridade para um município  sediar uma zona de comércio é  estar próximo a uma área geográfica de fácil acesso ao mercado externo  para o escoamento da produção.   

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)