Domingo, 2 de outubro de 2011 - 08h36
O aumento do número de usuários de drogas, principalmente do crack, e o impacto do consumo do álcool e de entorpecentes na sociedade Rondoniense com o crescimento da criminalidade, chamaram a atenção do deputado estadual Zequinha Araújo-PMDB.
Em seu pronunciamento na Assembléia Legislativa, o parlamentar falou sobre seu requerimento, que foi aprovado, solicitando a convocação de uma audiência pública para o dia 05 de Outubro às 9h, onde serão discutidos com a sociedade e as autoridades competentes medidas de enfretamento ao uso do Crack, álcool e outras drogas.
O Deputado alertou que as drogas atingem todos os níveis sociais no Estado, mas que provoca um impacto ainda maior nos bairros mais carentes de Porto Velho. "As famílias Rondonienses têm sofrido muitas dificuldades, quando há um filho seu envolvido com tóxico. O desespero é grande. O dependente químico quer dinheiro a todo custo. Muitas vezes começa a vender objetos de dentro de casa, como televisão, som, além do risco de assassinato de parentes, principalmente os idosos, para pegar o dinheiro da aposentadoria e comprar drogas.
A Audiência Pública, de acordo com o deputado, tem objetivo de propor à Casa a abertura de debates sérios, para que possam surgir propostas e soluções para o enfrentamento das drogas em Porto Velho. Zequinha ressalta que devemos ser mais atuantes, estado e sociedade no combate as drogas. "Temos que chegar às escolas e mostrar aos jovens o que é o caminho da droga. O que acontece na vida deles se eles optarem por utilizar qualquer tipo de droga. As estatísticas mostram que uma criança envolvida com o tráfico é assassinada pelo traficante ou morre em decorrência do consumo de tóxico, Isso em apenas três anos. Este problema não pode continuar sendo empurrado pela barriga. É preciso retirar a venda dos olhos, porque a questão é muito séria, é muito grave. Hoje não é uma questão só de Porto Velho e sim o Estado inteiro", informou o deputado. Uma das alternativas apontadas pelo deputado Zequinha é a união dos setores públicos federal, estadual e municipais, além da contribuição de outros setores, como Ministério Público, ONGs e sociedade civil.
"Não podemos ver nossas crianças se acabando e perdendo a melhor fase da vida, que é a infância. Nesta audiência nós vamos propor que todos estes órgãos, secretarias, prefeituras e todas as pessoas que têm responsabilidade com o povo, e que têm responsabilidade pública, possam comparecer, para que se possa criar soluções para a questão da prevenção, do cuidado com este usuário. O que tem sido feito até hoje é muito pouco.
A audiência pública que discutirá o problema na próxima quarta feira terá a presença de Promotores de Justiça e Juízes da área da Infância, representantes da Prefeitura de Porto Velho, Secretarias de Educação de Estado e Município, Polícias Civil , Militar e Federal, membros dos Conselhos Tutelares e de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, diretores de Escolas, entidades que trabalham no combate as drogas, APATOX, Família Roseta, refúgio Canaã, entre outras.
Também fará parte dos debates como convidada Especial a secretária municipal de Ação Social de Ponta Porã-MS, Drª Doralice Nunes Alcântara, onde na oportunidade irá apresentar suas experiências no combate as drogas em seu estado..
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)