Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

XI Congresso dos Trabalhadores em Educação


Começa nesta sexta-feira (04/08) na cidade de Ariquemes o XI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, evento realizado pelo SINTERO, que tem como tema principal "FUNDEB x Valorização Profissional dos Trabalhadores em Educação". O congresso é bienal e nesta edição deverá reunir mais de 600 delegados de todo o Estado, além dos convidados. A abertura será feita pela presidente do SINTERO, Claudir Mata, às 09 horas desta sexta-feira no Auditório Ariquemes, localizado na Avenida Capitão Sílvio.

Consta da programação do XI Congresso palestras sobre FUNDEB, Previdência Pública, Gestão Democrática, Educação Inclusive, Educação Indígena, além de análise das conjunturas nacional e estadual. Também serão realizadas mesas de interesse sobre diversos temas relacionados com a educação, plenárias de aposentados, especialistas em educação e funcionários de escolas, debates, trabalhos em grupos e será elaborado e aprovado pelos delegados um plano de lutas para nortear as atividades do SINTERO no biênio 2006/2007.

No segundo dia de Congresso, sábado, dia 05/08, será realizada uma Mesa Redonda, para a qual foram convidados todos os candidatos ao Governo d Rondônia, oportunidade em que cada candidato poderá expor suas propostas para a educação e será convidado a assinar um termo de compromisso com a ética na política e a moralidade no serviço público.

Embora a coligação liderada pelo governador Ivo Cassol tenha entrado na Justiça para tentar impedir a realização da mesa redonda, a juíza Sandra Nascimento despachou no sentido de proibir a realização de debate. A presidente do SINTERO, Claudir Mata esclarece que o SINTERO jamais falou na realização de debate, mesmo porque esta não é a função da entidade sindical. "Vamos realizar uma mesa redonda, um ato cívico, semelhante ao que foi realizado na OAB, pois os trabalhadores em educação também estão preocupados com o nível da campanha e com a onda de corrupção envolvendo políticos", disse Claudir.

O XI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação prossegue no domingo com a apresentação de trabalhos acadêmicos e teses de mestrado, com temas inerentes à educação, e tem encerramento para domingo à tarde, com a aprovação do Plano de Lutas.

Fonte: Adércio Dias – Reg. 418 DRT/RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)