Terça-feira, 7 de janeiro de 2014 - 12h44
O secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, faz, a partir desta quarta-feira, um balanço dos avanços do setor de Saúde em 2013. Ele inicia uma série de entrevistas pela Rede TV! Rondônia. Pimentel será entrevistado no programa Fala Rondônia, em rede estadual, que inicia às 11h da manhã.
O secretário vai falar sobre os números apresentados pelo Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (SAMD) em 2013. Trata-se de um programa ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), mantido pelo governo do Estado em parceria com o governo federal.
Ele vai explicar que o programa funciona como uma extensão do Hospital João Paulo II e assegura a redução dos riscos de contaminação e infecção, já que os pacientes não têm contato direto com outros doentes, como ocorreria caso estivessem em unidades hospitalares.
No total, 100 pacientes são atendidos hoje pelo programa. São pacientes que foram submetidos a cirurgias, acometidos por doenças respiratórias, problemas cardíacos, entre outras enfermidades, e que necessitam de tratamento por um período “pós alta”. Com o programa, eles ganham a condição de poder completar o ciclo de recuperação em casa.
Ele vai falar, também, sobre o crescimento de 40% no número de pacientes atendidos pelo Hospital Cosme e Damião, em Porto Velho. A unidade de Saúde é referência em tratamento infantil de alta complexidade. O volume de pacientes é o resultado da melhoria e reestruturação feita pelo governo do Estado, através de Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
Está na pauta ainda os cursos de formação realizados pelo governo de Rondônia. Mais de 700 profissionais da Saúde fizeram o treinamento de Suporte Básico de Vida (BLS) oferecido pelo governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O curso foi ministrado pelo Instituto Nacional do Coração (Incor), Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), instituições de renome nacional.
AMPLIAÇÃO
Pimentel responderá perguntas sobre a ampliação do número de cirurgias do João Paulo II, metas para 2014, atendimento de alta complexidade no Hospital Cosme e Damião, humanização da Saúde, entre outros avanços do setor.
Fonte: Zacarias Pena Verde
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)