Sexta-feira, 23 de agosto de 2013 - 14h02
A utilização do mandato de vereador para melhorar a educação municipal, a importância da participação popular nas conferências de educação, o financiamento da educação com os royalties do petróleo e as ações do Congresso Nacional em prol da educação nos municípios foram temas debatidos pelo vereador José Wildes (PT) no Encontro Nacional de Vereadores, Assessores, Diretores, Procuradores, Servidores e Técnicos Legislativos Municipais, evento ocorrido no Senado Federal, em Brasília no período de 20 a 23 de agosto.
O encontro contou com a participação de representantes do MEC, do presidente da Comissão de Educação do Senado, Cyro Miranda, do senador Eduardo Suplicy e do senador Cristóvam Buarque.
Como professor da rede pública e vereador, José Wildes considerou de grande importância a sua participação no evento, pois, além de discutir os problemas da educação municipal de Porto Velho com autoridades nacionais, teve a oportunidade de presenciar relatos de casos e experiências de sucesso visando à melhoria da qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da educação.
Durante o encontro o pacto federativo pela educação foi assunto recorrente não só pelo tema central: “A Educação e o Pacto Federativo Como Formas de Transformação da Sociedade”. Segundo José Wildes, o pacto federativo é apresentado como uma das soluções, já que prevê ações articuladas entre os municípios, os estados e a União visando à melhoria do ensino nas escolas públicas.
“Cada ente federado precisa assumir as suas responsabilidades e fazer o seu papel para que realmente haja transformação”, disse o vereador. A partir das experiências e dos conhecimentos adquiridos nesse encontro, José Wildes pretende fazer novas proposições, e, assim como já vem fazendo, dedicar o seu mandato às demandas que têm como finalidade a melhoria do ensino público.
São de autoria do vereador Wildes ou provocados por ele, projetos de lei que têm beneficiado a educação em Porto Velho, como as leis de valorização dos trabalhadores em educação, a busca de melhoria das condições de ensino nas escolas urbanas e rurais, a lei da meia-entrada para professores em espetáculos culturais, entre outros.
O encontro também possibilitou aos inscritos a participação em audiências em ministérios, no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)