Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Wilber faz apelo por aumento salarial para os Militares Estaduais


 
Uma Comissão Temporária Parlamentar composta por cinco parlamentares e presidida pelo deputado Wilber Coimbra (PSB) foi criada ontem (03), durante sessão plenária da Assembléia Legislativa para fazer gestão junto ao Governo do Estado, visando buscar melhorias salariais aos Policiais e Bombeiros Militares, atendendo a requerimento do deputado Wilber Coimbra.

Para o deputado Wilber Coimbra (PSB), que foi quem conclamou a criação da Comissão, a medida é o resultado dos inúmeros apelos ao Chefe do Executivo no que se refere à relevância do reajuste salarial para a categoria.

Pedidos esses feitos desde o início do seu mandato, que culminaram agora com a criação da Comissão que vai intermediar as negociações salariais com o Governo.

O deputado fez questão de chamar a atenção para a dramática situação financeira dos policiais e bombeiros militares. “Tem policial que chega a receber R$ 375,00. Não é o salário pago pelo Estado, mas é o líquido que sobra para pagar todas as despesas do mês, por ter se submetido  a empréstimos consignados em folha em razão da baixa remuneração”, discorreu.

Preocupado com a situação, Wilber disse que se a Assembléia Legislativa e o Governo do Estado não se mobilizarem neste momento para resolver essa situação, o Estado poderá vivenciar uma situação de greve, a exemplo da que aconteceu na década de 90. Para o parlamentar, apesar de a greve da categoria ser vedada pela Constituição, já existem boatos nos quartéis, nos policiamentos ostensivos e nas rádio patrulhas quanto à possibilidade de ser deflagrada. Medida essa, que segundo o parlamentar poderia comprometer seriamente a situação tanto dos policiais, quanto da população que necessita primordialmente desse serviço.

Wilber Coimbra reconheceu os grandes investimentos que o governador disponibilizou para a categoria, como a maior contratação de recursos humanos já vivenciada nas Corporações Militares, aquisição de viaturas, equipamentos de logística, coletes balísticos, armamentos de última geração, inclusive a criação da Academia de Oficiais da Polícia Militar, a manutenção do tempo de serviço e contribuição previdenciária, mas que os salários precisam ser urgentemente revistos. Disse ainda, que recebeu em seu gabinete por diversas vezes, familiares de militares que estão em situação financeira insustentável. “Tem policiais vivendo em condições sub-humanas, inclusive policiais que estão vivendo em verdadeiros bolsões de misérias, tendo que conviver em meio aos marginais. Em outros casos estão desgastados físico e emocionalmente, longe do convívio familiar tendo que se submeter aos famigerados “bicos”, num verdadeiro estado de necessidade, sendo uma fonte de sobrevivência para si e seus familiares, ficando doentes com uma excessiva jornada de trabalho e dias longe de casa e consequentemente, nos dias atuais, com o moral abaixo da bombacha.”, ressaltou.

Para o deputado, é impossível um policial desempenhar suas funções com eficiência, de proteger a sociedade se não tem as mínimas condições de alimentar condignamente sua família e pagar suas contas. Em seu discurso, o deputado disse ainda que o Poder Legislativo tem o dever de lutar por esta classe que garante a paz social.

O parlamentar alertou ainda, para o surgimento oportunista de falsas lideranças que, aproveitando do momento de instabilidade no seio da tropa, com discursos, soluções fáceis e intenções meramente eleitoreiras, dada à proximidade do pleito eleitoral, acabam incitando, irresponsavelmente, a tropa a fazer movimentos grevistas com conseqüências penais altamente nocivas, que vão desde prisões a demissões a bem da disciplina, infligindo mais sofrimentos tanto aos militares quanto aos seus respectivos familiares. “Daí a necessidade de afastar estas falsas lideranças do processo e de forma responsável, buscar soluções práticas junto ao Governador, sensibilizando-o no sentido de atender os mais legítimos interesses da classe militar do nosso estado que, sob o juramento solene de risco da própria vida, diuturnamente está servindo e protegendo a sociedade, ainda que tenha que conviver com os baixos salários”.  Ao final, o deputado conclamou a todos os legítimos representantes da categoria, Comandantes Gerais das duas Corporações Militares, Secretário de Segurança, Governo Estadual e todo o parlamento para deixar de lado as divergências e vaidades pessoais e juntos marchar ombro-a-ombro e não peito-a-peito, em homenagem a um grande entendimento em benefício da família militar do nosso pujante Estado de Rondônia, asseverou.

Apoio dos colegas parlamentares

A iniciativa do deputado ganhou amplo apoio dos demais parlamentares, que se manifestaram a favor da criação da Comissão Parlamentar. Os deputados Jesualdo Pires (PSB), o Líder do Governo Tiziu Jidalias (PMDB)  e Néri Firigolo (PT) também expuseram apoio na tribuna em favor da causa. Para Firigolo, somente investimentos não resolvem o problema, se os policiais não tiverem um salário digno.
A Comissão Temporária Parlamentar será presidida pelo deputado Wilber Coimbra (PSB), e tem como membros os deputados Ezequiel Neiva (PPS), Jesualdo Pires (PSB), e o Líder do Governo na Assembléia Tiziu Jidalias (PMDB) e Miguel Sena (PV).
 
Fonte: Vera Lúcia

Mais Sobre Política

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Para o presidente Jair Bolsonaro e o governador Marcos Rocha o objetivo da Medida Provisória é a de simplificar e modernizar o processo. Ao todo, ma

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Na sessão ordinária e nas extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (10), além de aprovar o Orçamento 2020 e apreciar os vetos do Execut

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári