Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Webs designers formados pelo Simpi vão construir sites


Webs designers formados pelo Simpi vão construir
sites com baixo custo para micros e pequenos

 
O núcleo de inclusão digital do Sindicato da Micro e Pequena Indústria (Simpi) de Rondônia realizou na última sexta-feira (06/07) a formatura de uma turma de  adolescentes no curso de web designer. Os jovens foram preparados para a construção de páginas eletrônicas e montarão sites para micros e pequenos empresários de Rondônia, ao preço de  R$ 152.00  que poderá ser pago em até  quatro vezes, incluído aí  o domínio próprio já com em nome da empresa e hospedagem por um ano. "Com estes cursos, o Simpi oferece uma oportunidade de profissionalização para jovens carentes e dá um passo importante para que o nosso empresariado tenha acesso à informática, ferramenta que abre um horizonte infinito para os empresários oferecerem seus produtos e serviços e também para acessar uma gama variada de fornecedores e outros setores importantes para a realização de bons negócios", considera o presidente do Simpi, Leonardo Sobral. O diretor de Administração de Finanças do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, e o diretor superintendente do órgão em Rondônia, Pedro Teixeira, participaram da formatura.

Os formandos fazem parte de uma turma de 20 adolescentes com idades entre 14 e 18 anos da Associação Missionária Casa do Pai, que faz um trabalho de apoio para crianças e adolescentes carentes do bairro Marcos Freire. Uma parte do pagamento da construção dos sites ficará com o web designer responsável pelo trabalho e 20% deste dinheiro será destinado para o pagamento de despesas necessárias para que outros adolescentes possam frequentar cursos profissionalizantes. Segundo o diretor da associação, Ezequiel Roque, a entidade é mantida com doações espontâneas e atualmente precisa de apoio para pagar o transporte dos adolescentes que participam dos cursos oferecidos pelo Simpi.

Os demais adolescentes que fazem parte do grupo estão aprendendo técnicas de navegação na Internet e vão prestar assessoria para micros e pequenos empresários.

As páginas construídas no centro de inclusão digital do Simpi vão ficar hospedadas no provedor Conecta Host, empresa americana com representação no Brasil e parceira no empreendimento, onde já consta a primeira página construída pelos formandos, a www.pedroteixeira.com, onde constam informações sobre a vida profissional e pessoal do diretor do Sebrae em Rondônia.

Para Pedro Teixeira, "a oportunidade oferecida pelo Simpi representa um passo muito importante para o empresariado local". Ele informa que os micros e pequenos empresários da Região Norte apresentam o menor percentual de inclusão digital das cinco regiões brasileiras.

Para os jovens web designer Sílvia Angélica (18 anos) Joice Brandão (14), Magno Campina Gomes (14), e Elivelton Oliveira (15), a oportunidade de estudar no centro de inclusão digital do Simpi e de ter uma renda é muito importante. Eles pensam em continuar os estudos para saber mais sobre a informatização. "O curso também mexeu com a nossa auto-estima, melhorando a vida de todos", diz a web designer Joice Brandão. 

Fonte:  Simpi - Ana Aranda – DRT/RO/003

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)