Quarta-feira, 20 de agosto de 2008 - 11h59
Ao discursar na abertura do Ato Cívico pela Ética na Política, realizada na última segunda-feira, 18, o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira, destacou a importância do voto honesto lembrando que votar consciente é dar o melhor de si mesmo ao outro. Segundo ele, o voto consciente traz a evolução e a melhoria em todos os aspectos, principalmente para a cidadania.
Veja abaixo a íntegra do discurso:
Quero neste momento direcionar minhas palavras aos cidadãos que residem em Rondônia que diariamente acordam cedo para trabalhar, que arduamente ganham o pão de cada dia e lutam para ser felizes. Esse mundo raramente é mostrado pela mídia.
Votar consciente é dar o melhor de si mesmo ao outro. Faz parte do amor, como resistir às lutas, ao sofrimento, às lágrimas.
Ter ética na política é um exercício de paciência, persistência e criatividade. Por mais que o mundo dite suas regras e os deuses imponham seus castigos, o eleitor sempre encontra um jeitinho de vencer as objeções e manter a justiça. Ser ético é um dos pilares da Justiça. Ela é nutrida pela lealdade, transparência e segurança.
Seguindo esse caminho da lealdade, posso assegurar que o poder do amor é capaz de vencer o ódio e a indiferença. Amem, portanto, senhores candidatos, ao seu próximo.
Votar consciente faz-nos buscar nossa própria evolução, melhorarmos em todos os aspectos de nossa vida. Realizamos este ato Cívico pela Ética na Política com um único objetivo: oferecer o nosso melhor para a cidadania.
Sabemos que os candidatos e eleitores tem segredos no coração que não admitem nem para eles mesmos. O mesmo acontece com o amor. O Eleitor que vota consciente, que não vende seu voto, faz sacrifícios, é espontâneo, dedica-se sem medir esforços, percorre um infinito caminho de situações. Ele tropeça, desliza, mas deseja apenas políticas públicas de qualidade.
Votar consciente é saber sempre que amanhã é outro dia de luta, de trabalho e de amor ao próximo. Cada eleição tem seus encantos.
O cidadão brasileiro, o eleitor consciente tem as suas rugas, os seus traços de tristeza, certamente algumas cicatrizes de batalhas do passado, mas também a serenidade de quem lutou e venceu, a sabedoria de quem esbravejou e perdeu e, principalmente, a fé de quem ainda sabe ter muitas histórias para viver lá na frente.
Por falar em políticas públicas, revela-se esse ato cívico uma boa oportunidade para lembrar que a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia, estará lançando neste momento a campanha voto não tem preço, tem conseqüência.
No dia em que os políticos corruptos se perguntarem se o dinheiro que estão roubando das pessoas pobres realmente está criando felicidades em sua vida, alguma coisa diferente pode acontecer.
A advocacia, a cidadania e os movimentos sociais andam de mãos dadas. Nosso instinto é cuidar e proteger a sociedade. Aprendemos a suportar a dor, a crescer, a enfrentar a incerteza do amanhã e a confortar a verdade com amor.
Por isso, é necessário que a cidadania não se afastem da constante busca pelo voto consciente. Porque aquele que vende seu voto só vale o quanto está recebendo.
Declaro aberto os trabalhos
Muito Obrigado
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), que preside a Frente Parlamentar de Cuidados das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiênc

Deputado Alex Redano indicou R$ 200 mil para viabilizar o Duelo na Fronteira em Guajará-Mirim
O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), garantiu junto ao governo do estado a liberação de R$ 200 mil para apoiar a re

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard
Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)