Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

'Votar consciente é dar o melhor de si ao outro', diz Hélio



Ao discursar na abertura do Ato Cívico pela Ética na Política, realizada na última segunda-feira, 18, o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira, destacou a importância do voto honesto lembrando que ‘votar consciente é dar o melhor de si mesmo ao outro’. Segundo ele, o voto consciente traz a evolução e a melhoria em todos os aspectos, principalmente para a cidadania.

Veja abaixo a íntegra do discurso:

Quero neste momento direcionar minhas palavras aos cidadãos que residem em Rondônia que diariamente acordam cedo para trabalhar, que arduamente ganham o pão de cada dia e lutam para ser felizes. Esse mundo raramente é mostrado pela mídia.

Votar consciente é dar o melhor de si mesmo ao outro. Faz parte do amor, como resistir às lutas, ao sofrimento, às lágrimas.

Ter ética na política é um exercício de paciência, persistência e criatividade. Por mais que o mundo dite suas regras e os deuses imponham seus castigos, o eleitor sempre encontra um jeitinho de vencer as objeções e manter a justiça. Ser ético é um dos pilares da Justiça. Ela é nutrida pela lealdade, transparência e segurança.

Seguindo esse caminho da lealdade, posso assegurar que o poder do amor é capaz de vencer o ódio e a indiferença. Amem, portanto, senhores candidatos, ao seu próximo.

Votar consciente faz-nos buscar nossa própria evolução, melhorarmos em todos os aspectos de nossa vida. Realizamos este ato Cívico pela Ética na Política com um único objetivo: oferecer o nosso melhor para a cidadania.

Sabemos que os candidatos e eleitores tem segredos no coração que não admitem nem para eles mesmos. O mesmo acontece com o amor.  O Eleitor que vota consciente, que não vende seu voto, faz sacrifícios, é espontâneo, dedica-se sem medir esforços, percorre um infinito caminho de situações. Ele tropeça, desliza, mas deseja apenas políticas públicas de qualidade.

Votar consciente é saber sempre que amanhã é outro dia de luta, de trabalho e de amor ao próximo. Cada eleição tem seus encantos.

O cidadão brasileiro, o eleitor consciente tem as suas rugas, os seus traços de tristeza, certamente algumas cicatrizes de batalhas do passado, mas também a serenidade de quem lutou e venceu, a sabedoria de quem esbravejou e perdeu e, principalmente, a fé de quem ainda sabe ter muitas histórias para viver lá na frente.

Por falar em políticas públicas, revela-se esse ato cívico uma boa oportunidade para lembrar que a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia, estará lançando neste momento a campanha “voto não tem preço, tem conseqüência”.

No dia em que os políticos corruptos se perguntarem se o dinheiro que estão roubando das pessoas pobres realmente está criando felicidades em sua vida, alguma coisa diferente pode acontecer.

A advocacia, a cidadania e os movimentos sociais andam de mãos dadas. Nosso instinto é cuidar e proteger a sociedade. Aprendemos a suportar a dor, a crescer, a enfrentar a incerteza do amanhã e a confortar a verdade com amor.        

Por isso, é necessário que a cidadania não se afastem da constante busca pelo voto consciente. Porque aquele que vende seu voto só vale o quanto está recebendo.

Declaro aberto os trabalhos

Muito Obrigado

Mais Sobre Política

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

O deputado Adelino Follador (DEM) recebeu com alegria o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), sobre o asfaltamento da BR-319,

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Ao longo de 36 anos, a promulgação da Constituição Estadual de Rondônia foi lembrada de forma trivial pelos Poderes, mas no ano de 2019 a data de 6