Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

'Votar consciente é dar o melhor de si ao outro', diz Hélio



Ao discursar na abertura do Ato Cívico pela Ética na Política, realizada na última segunda-feira, 18, o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, Hélio Vieira, destacou a importância do voto honesto lembrando que ‘votar consciente é dar o melhor de si mesmo ao outro’. Segundo ele, o voto consciente traz a evolução e a melhoria em todos os aspectos, principalmente para a cidadania.

Veja abaixo a íntegra do discurso:

Quero neste momento direcionar minhas palavras aos cidadãos que residem em Rondônia que diariamente acordam cedo para trabalhar, que arduamente ganham o pão de cada dia e lutam para ser felizes. Esse mundo raramente é mostrado pela mídia.

Votar consciente é dar o melhor de si mesmo ao outro. Faz parte do amor, como resistir às lutas, ao sofrimento, às lágrimas.

Ter ética na política é um exercício de paciência, persistência e criatividade. Por mais que o mundo dite suas regras e os deuses imponham seus castigos, o eleitor sempre encontra um jeitinho de vencer as objeções e manter a justiça. Ser ético é um dos pilares da Justiça. Ela é nutrida pela lealdade, transparência e segurança.

Seguindo esse caminho da lealdade, posso assegurar que o poder do amor é capaz de vencer o ódio e a indiferença. Amem, portanto, senhores candidatos, ao seu próximo.

Votar consciente faz-nos buscar nossa própria evolução, melhorarmos em todos os aspectos de nossa vida. Realizamos este ato Cívico pela Ética na Política com um único objetivo: oferecer o nosso melhor para a cidadania.

Sabemos que os candidatos e eleitores tem segredos no coração que não admitem nem para eles mesmos. O mesmo acontece com o amor.  O Eleitor que vota consciente, que não vende seu voto, faz sacrifícios, é espontâneo, dedica-se sem medir esforços, percorre um infinito caminho de situações. Ele tropeça, desliza, mas deseja apenas políticas públicas de qualidade.

Votar consciente é saber sempre que amanhã é outro dia de luta, de trabalho e de amor ao próximo. Cada eleição tem seus encantos.

O cidadão brasileiro, o eleitor consciente tem as suas rugas, os seus traços de tristeza, certamente algumas cicatrizes de batalhas do passado, mas também a serenidade de quem lutou e venceu, a sabedoria de quem esbravejou e perdeu e, principalmente, a fé de quem ainda sabe ter muitas histórias para viver lá na frente.

Por falar em políticas públicas, revela-se esse ato cívico uma boa oportunidade para lembrar que a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia, estará lançando neste momento a campanha “voto não tem preço, tem conseqüência”.

No dia em que os políticos corruptos se perguntarem se o dinheiro que estão roubando das pessoas pobres realmente está criando felicidades em sua vida, alguma coisa diferente pode acontecer.

A advocacia, a cidadania e os movimentos sociais andam de mãos dadas. Nosso instinto é cuidar e proteger a sociedade. Aprendemos a suportar a dor, a crescer, a enfrentar a incerteza do amanhã e a confortar a verdade com amor.        

Por isso, é necessário que a cidadania não se afastem da constante busca pelo voto consciente. Porque aquele que vende seu voto só vale o quanto está recebendo.

Declaro aberto os trabalhos

Muito Obrigado

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)