Quarta-feira, 16 de outubro de 2013 - 16h20
A Câmara Municipal de Porto Velho deverá fazer uma mudança em seu Regimento Interno e colocar um fim aos questionamentos sobre a votação envolvendo cassação de vereadores e prefeito. A mudança suprime os parágrafos 1o e 2o do Artigo 58, da Resolução 254, de 11 de outubro de 1991.
Os dois parágrafos não deixam claro sobre a votação para a cassação de vereadores e prefeito, gerando dúvidas sobre o assunto. A supressão dos dois parágrafos deve levar a Câmara Municipal a realizar as votações referentes a cassação de prefeitos e vereadores pelo sistema nominal (voto aberto).
O parágrafo 1o do Artigo 58 fala em votação pública (nominal), ressalvados os casos previstos no parágrafo 2o que prevê a votação secreta, obrigatoriamente quando a matéria envolver cassação de vereadores e prefeito.
O Projeto de Resolução foi subscrito pelos vereadores José Wildes (PT), Fátima Ferreira (PT), Alan Queiroz (PSDB), Leo Moraes (PTB), Chico Lata (PP) e Aelcio da TV (PP).
Ao comentar sobre o Projeto de Resolução, o vereador José Wildes disse que a votação é uma tendência que já vem sendo adotada no Congresso, onde a votação aberta foi aprovada na Câmara Federal (PEC 349) e hoje tramita no Senado, através da PEC 53/2013.
“A Publicidade é um dos pilares da Administração Pública consagrada pela Constituição Federal. Esse inclusive é o entendimento do relatório que está tramitando no Senado e que vai embasar a mudança da Lei. A Câmara de Porto Velho só pretende se adequar ao que hoje já se discute nas Câmaras Altas do País”, finalizou o vereador.
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)