Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Violência escolar e sexual é tema de palestra nas escolas



Alunos e professores do 1° ao 4° quarto ano do ensino fundamental da escola municipal Nossa Senhora do Amparo, bairro Agenor de Carvalho, participam de palestras sobre diversos temas relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, violência escolar, doméstica e sexual, entre outros. A atividade realizada pelo Projeto Escola Amiga, desenvolvido pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos – CDCA/RO, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho – Semed, foi realizada nesta semana.

Conforme a coordenadora da atividade, Maria Alice Ribeiro, o projeto Escola Amiga tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de valorização, respeito e proteção à criança e ao adolescente, potencializando aos diversos segmentos no meio escolar para o enfrentamento as diversas formas de violência que invade as relações no meio escolar.

A oficina foi realizada com recursos lúdicos, com auxílio de historinhas, teatro de fantoches, vídeos educativos, roda de conversa, folders e cartilhas informativas e fantasia de personagens infantis, para facilitar a compreensão das crianças, sobre as formas de violências e suas conseqüências na vida pessoal, no ambiente escolar e na sociedade.

Em outro ambiente, professores foram orientados a como identificar situações de violência doméstica e a intervenção qualificada no sentido de assegurar a notificação, o tratamento e a responsabilização diante dos casos de crianças violentadas.  Os profissionais receberam ainda informações sobre como lidar com situações de violência dentro do âmbito escolar.

Histórico CDCA/RO

Desde 2002, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos, vem desenvolvendo ações no município de Porto Velho de prevenção e enfrentamento a tipo de violência infanto-juvenil. Em 2005, trabalhou na formação de jovens, educadores e agentes comunitários de saúde, na perspectiva de multiplicadores.

Em 2006/2007 em parceria com a Divisão de Apoio ao Educando da Secretaria Municipal de Educação - SEMED implantou a primeira edição do Projeto Escola Amiga, realizando ações de prevenção nas escolas municipais, como oficinas para professores, alunos e pais.

Fonte: Rosiane Vargas

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)