Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Violência contra a criança e adolescente é debatida na Assembleia Legislativa

Delegada apresentou projeto “Vamos Falar Sobre” na Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso


Violência contra a criança e adolescente é debatida na Assembleia Legislativa - Gente de Opinião

A Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (CDCAMI) se reuniu na tarde desta terça-feira (10), no plenarinho 01, para discutir projetos que tramitam na Comissão. Os deputados Alex Silva (Republicanos), presidente, Alex Redano (Republicanos), Anderson pereira (Pros) e Cirone Deiró (Podemos), participaram da sessão, que recebeu a delegada da Delegacia Especializada de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA), Ádrian Vieiro da Costa. 

A delegada veio a convite do presidente Alex Silva, para apresentar o projeto “Vamos Falar Sobre”, desenvolvido pela DPCA, para tratar da violência contra as crianças e adolescentes, apresentando números alarmantes sobre a crescente violência que tem atingido as crianças e adolescentes. 

Alex Silva é autor do projeto para a realização de audiência pública, na Assembleia Legislativa, prevista para o dia 04 de outubro próximo, que tratará da violência física e sexual contra as crianças e a presença da delegada é mais uma etapa no processo de discussão da problemática.

 

Vamos Falar Sobre 

A delegada Ádrian Vieiro da Costa fez uma breve explanação sobre a iniciativa do projeto “Vamos Falar Sobre”. "Além da mera execução da lei, buscamos atuar para prevenir a prática de crimes, especialmente aos grupos mais vulneráveis. É bom registrar que estamos tratando de casos de crianças e adolescentes vítimas de violência". 

Ádrian da Costa afirmou que "o Projeto Vamos Falar Sobre vai tratar de temas que interessam não apenas aos grupos vulneráveis, mas à sociedade como um todo. Nesta quinta-feira (12), teremos um ciclo de palestras com o tema suicídio, no Ifro aqui na capital. Toda semana nos deparamos com questões que envolvem o bullying, que levam a automutilação e até ao suicídio. Nessa perspectiva, nós queremos ouvir e ver o que é necessário e onde precisamos mudar, como sociedade, para o enfrentamento desse problema". 

Segundo ela, "é preciso identificar como as políticas públicas podem ser efetivadas de forma mais eficaz. Se estão crescendo os crimes, alguma coisa está acontecendo e precisamos agir para melhorar, para dar uma resposta e melhorar essa realidade". 

Nesse sentido, a delegada disse que "é importante somar forças aqui com a Assembleia Legislativa, com os demais poderes e instituições, para fortalecer esse trabalho". 

O deputado Alex Silva elogiou a iniciativa e disse que a Comissão, a Assembleia Legislativa, está à disposição para contribuir, para colaborar com o projeto e com ações voltadas à proteção das crianças e adolescentes. 

Anderson Pereira manifestou a preocupação com a ação de grupos criminosos, cooptando adolescentes para o mundo do crime. "Esse é um outro aspecto que precisamos cuidar: a violência a qual os jovens estão expostos, vulneráveis ao crime. Cada vez eles começam mais cedo e isso precisa ser enfrentado", destacou. 

 

Projetos  

Também na sessão da Comissão, o deputado Alex Redano apresentou parecer favorável ao PLO 146/19, de autoria do deputado Eyder Brasil (PSL), que dispõe sobre a criação da Semana da Mulher Rural. 

Ele também apresentou parecer favorável ao PL 213/19, de autoria do deputado Anderson Pereira, que estabelece que hospitais e maternidades do Estado de Rondônia ofereçam aos pais e/ou aos responsáveis de recém-nascidos orientações e treinamento para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.

Mais Sobre Política

Biometria obrigatória encerrará no mês de setembro, em oito municípios de Rondônia

Biometria obrigatória encerrará no mês de setembro, em oito municípios de Rondônia

A Justiça Eleitoral em Rondônia encerrará, no mês de setembro de 2019, a última fase do processo de revisão biométrica do eleitorado do estado, com co

Cristiane Lopes fiscaliza demandas de Extrema e União Bandeirantes

Cristiane Lopes fiscaliza demandas de Extrema e União Bandeirantes

A vereadora Cristiane Lopes (PP) esteve nos Distritos de União Bandeirantes e Extrema para realizar o levantamento das demandas dos moradores das comu

Rondônia é o primeiro estado do Brasil a implementar Programa Criança Protegida

Rondônia é o primeiro estado do Brasil a implementar Programa Criança Protegida

Em busca de efetivar políticas públicas que, de fato, beneficiem a sociedade rondoniense, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, e a primeira

Assembleia Legislativa aprova lei que garante o piso nacional aos professores da rede estadual

Assembleia Legislativa aprova lei que garante o piso nacional aos professores da rede estadual

Em duas votações, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (10), o Projeto de Lei Complementar 31/19, de autor