Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Violência contra a criança e adolescente é debatida na Assembleia Legislativa

Delegada apresentou projeto “Vamos Falar Sobre” na Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso


Violência contra a criança e adolescente é debatida na Assembleia Legislativa - Gente de Opinião

A Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (CDCAMI) se reuniu na tarde desta terça-feira (10), no plenarinho 01, para discutir projetos que tramitam na Comissão. Os deputados Alex Silva (Republicanos), presidente, Alex Redano (Republicanos), Anderson pereira (Pros) e Cirone Deiró (Podemos), participaram da sessão, que recebeu a delegada da Delegacia Especializada de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA), Ádrian Vieiro da Costa. 

A delegada veio a convite do presidente Alex Silva, para apresentar o projeto “Vamos Falar Sobre”, desenvolvido pela DPCA, para tratar da violência contra as crianças e adolescentes, apresentando números alarmantes sobre a crescente violência que tem atingido as crianças e adolescentes. 

Alex Silva é autor do projeto para a realização de audiência pública, na Assembleia Legislativa, prevista para o dia 04 de outubro próximo, que tratará da violência física e sexual contra as crianças e a presença da delegada é mais uma etapa no processo de discussão da problemática.

 

Vamos Falar Sobre 

A delegada Ádrian Vieiro da Costa fez uma breve explanação sobre a iniciativa do projeto “Vamos Falar Sobre”. "Além da mera execução da lei, buscamos atuar para prevenir a prática de crimes, especialmente aos grupos mais vulneráveis. É bom registrar que estamos tratando de casos de crianças e adolescentes vítimas de violência". 

Ádrian da Costa afirmou que "o Projeto Vamos Falar Sobre vai tratar de temas que interessam não apenas aos grupos vulneráveis, mas à sociedade como um todo. Nesta quinta-feira (12), teremos um ciclo de palestras com o tema suicídio, no Ifro aqui na capital. Toda semana nos deparamos com questões que envolvem o bullying, que levam a automutilação e até ao suicídio. Nessa perspectiva, nós queremos ouvir e ver o que é necessário e onde precisamos mudar, como sociedade, para o enfrentamento desse problema". 

Segundo ela, "é preciso identificar como as políticas públicas podem ser efetivadas de forma mais eficaz. Se estão crescendo os crimes, alguma coisa está acontecendo e precisamos agir para melhorar, para dar uma resposta e melhorar essa realidade". 

Nesse sentido, a delegada disse que "é importante somar forças aqui com a Assembleia Legislativa, com os demais poderes e instituições, para fortalecer esse trabalho". 

O deputado Alex Silva elogiou a iniciativa e disse que a Comissão, a Assembleia Legislativa, está à disposição para contribuir, para colaborar com o projeto e com ações voltadas à proteção das crianças e adolescentes. 

Anderson Pereira manifestou a preocupação com a ação de grupos criminosos, cooptando adolescentes para o mundo do crime. "Esse é um outro aspecto que precisamos cuidar: a violência a qual os jovens estão expostos, vulneráveis ao crime. Cada vez eles começam mais cedo e isso precisa ser enfrentado", destacou. 

 

Projetos  

Também na sessão da Comissão, o deputado Alex Redano apresentou parecer favorável ao PLO 146/19, de autoria do deputado Eyder Brasil (PSL), que dispõe sobre a criação da Semana da Mulher Rural. 

Ele também apresentou parecer favorável ao PL 213/19, de autoria do deputado Anderson Pereira, que estabelece que hospitais e maternidades do Estado de Rondônia ofereçam aos pais e/ou aos responsáveis de recém-nascidos orientações e treinamento para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)