Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

A ciência em primeiro lugar


A ciência em primeiro lugar - Gente de Opinião

Criado para as aulas do projeto “Ler a Constituição integralmente”, o canal “A Ciência da CF88” , atualmente, conta com todos os encontros oferecidos ao longo do evento, além de muitos outros cursos que foram ofertados após a adesão da comunidade externa que acompanha o canal. Trata-se, desse modo, de uma plataforma propriamente acadêmica, com forte vínculo institucional, em que as falas e os debates visam sempre à divulgação do conhecimento científico – mas de forma a não vulgarizar o conteúdo.

Cabe ressaltar que todo o trabalho desenvolvido foi voluntário. Contando com a participação de mais de 50 pessoas, ao longo dos (aproximadamente) 126 vídeos produzidos, não houve suporte de especialistas ou técnicos nessa interface entre o real e o virtual. O canal ainda não foi rentabilizado, sendo essa a próxima meta – em curto prazo.

No início de 2021, o intuito do curso “Ler a Constituição integralmente” era o entendimento de que o primeiro contato com o texto da Constituição Federal de 1988, através de leituras comentadas sobre cada artigo, permitiria observar como são garantidos os Direitos indicados, os Deveres e a própria perspectiva da Democracia que se desdobra em todos os Direitos Fundamentais; bem como transformar as principais críticas do senso comum em aprendizagem constitucional, ética: uma crítica da crítica.

Entende-se, assim, que é necessário um empenho para conhecer e apresentar à população a tese de que a CF/88 tem muito a oferecer em seus capítulos destinados à Saúde, Educação Pública, Meio Ambiente e Proteção aos Indígenas, equlíbrio e limitação dos poderes, buscando integrar o Estado Democrático de Direito e as obrigações do Poder Público e dos cidadãos e cidadãs.

Como resultado desse esforço, o referido curso recebeu uma menção honrosa da Câmara Municipal de São Carlos, pelo trabalho disponibilizado à população, com o oferecimento de um conhecimento aprofundado – embora nem sempre digerível na primeira leitura – da CF/88.

Ao longo de quase dois anos dessa experiência – com um ano praticamente mergulhado no isolamento social –, foi construída uma rede de colaboradores e expositores de inúmeras áreas do conhecimento: da Ciência Política ao Direito, entre ativistas sociais e magistrados e docentes e estudantes, da UFCar e do exterior. Como exemplo, pode-se citar uma disciplina publicada integral e gratuitamente, que contou com a vinculação de cinco instituições, três programas de pós-graduação e duas participações internacionais.

Hoje, está em andamento o curso de extensão “Educação em Direitos Humanos”, organizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a duração de 10 semanas em encontros às quintas-feiras, a partir das 14 horas. Tendo recebido mais de mil solicitações de inscrições, o curso contabilizou, em sua primeira aula, no dia 28 de julho, cerca de 900 visualizações. Atualmente, há nele mais de 1200 pessoas inscritas. Além disso, o canal também permanece ativo com disciplinas ofertadas pelo Prof. Dr. Vinício Carrilho Martinez, docente da UFSCar.

ACESSE, COMPARTILHE e INSCREVA-SE no canal “A Ciência da CF88”: https://www.youtube.com/c/ACi%C3%AAnciadaCF88. Sua participação é essencial nesta luta pela verdade. Nos tempos atuais, de inegável negação da Ciência, dos valores humanos, da dignidade e da vida humana, constitui-se como uma obrigação de todos e de todas participar desta batalha – que se faz todos os dias.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Vinício Carrilho

11 de Agosto X 7 de Setembro - No passado era assim

11 de Agosto X 7 de Setembro - No passado era assim

No ano passado, o ensaio fotográfico (nada fotogênico) tinha um tanque fumacê. É possível que neste bicentenário da Independência, a coreografia seja

“Viva a Democracia!!”

“Viva a Democracia!!”

Em 2016-17, o lema era "Fascistas não passarão!!". Com certeza havia uma lembrança da Guerra Civil Espanhola. Todos nós sabemos que os fascistas pass

Ah...a Democracia que sempre tive

Ah...a Democracia que sempre tive

A Democracia é um campo de Girassóis, floresce com nosso olhar, reflete nosso cuidado ou contemplação. As flores são assim, o amor é assim. Não basta

Viva a Democracia!!

Viva a Democracia!!

Em 2016-17, o lema era "Fascistas não passarão!!". Com certeza havia uma lembrança da Guerra Civil Espanhola. Todos nós sabemos que os fascistas pass