Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

A ciência em primeiro lugar


A ciência em primeiro lugar - Gente de Opinião

Criado para as aulas do projeto “Ler a Constituição integralmente”, o canal “A Ciência da CF88” , atualmente, conta com todos os encontros oferecidos ao longo do evento, além de muitos outros cursos que foram ofertados após a adesão da comunidade externa que acompanha o canal. Trata-se, desse modo, de uma plataforma propriamente acadêmica, com forte vínculo institucional, em que as falas e os debates visam sempre à divulgação do conhecimento científico – mas de forma a não vulgarizar o conteúdo.

Cabe ressaltar que todo o trabalho desenvolvido foi voluntário. Contando com a participação de mais de 50 pessoas, ao longo dos (aproximadamente) 126 vídeos produzidos, não houve suporte de especialistas ou técnicos nessa interface entre o real e o virtual. O canal ainda não foi rentabilizado, sendo essa a próxima meta – em curto prazo.

No início de 2021, o intuito do curso “Ler a Constituição integralmente” era o entendimento de que o primeiro contato com o texto da Constituição Federal de 1988, através de leituras comentadas sobre cada artigo, permitiria observar como são garantidos os Direitos indicados, os Deveres e a própria perspectiva da Democracia que se desdobra em todos os Direitos Fundamentais; bem como transformar as principais críticas do senso comum em aprendizagem constitucional, ética: uma crítica da crítica.

Entende-se, assim, que é necessário um empenho para conhecer e apresentar à população a tese de que a CF/88 tem muito a oferecer em seus capítulos destinados à Saúde, Educação Pública, Meio Ambiente e Proteção aos Indígenas, equlíbrio e limitação dos poderes, buscando integrar o Estado Democrático de Direito e as obrigações do Poder Público e dos cidadãos e cidadãs.

Como resultado desse esforço, o referido curso recebeu uma menção honrosa da Câmara Municipal de São Carlos, pelo trabalho disponibilizado à população, com o oferecimento de um conhecimento aprofundado – embora nem sempre digerível na primeira leitura – da CF/88.

Ao longo de quase dois anos dessa experiência – com um ano praticamente mergulhado no isolamento social –, foi construída uma rede de colaboradores e expositores de inúmeras áreas do conhecimento: da Ciência Política ao Direito, entre ativistas sociais e magistrados e docentes e estudantes, da UFCar e do exterior. Como exemplo, pode-se citar uma disciplina publicada integral e gratuitamente, que contou com a vinculação de cinco instituições, três programas de pós-graduação e duas participações internacionais.

Hoje, está em andamento o curso de extensão “Educação em Direitos Humanos”, organizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a duração de 10 semanas em encontros às quintas-feiras, a partir das 14 horas. Tendo recebido mais de mil solicitações de inscrições, o curso contabilizou, em sua primeira aula, no dia 28 de julho, cerca de 900 visualizações. Atualmente, há nele mais de 1200 pessoas inscritas. Além disso, o canal também permanece ativo com disciplinas ofertadas pelo Prof. Dr. Vinício Carrilho Martinez, docente da UFSCar.

ACESSE, COMPARTILHE e INSCREVA-SE no canal “A Ciência da CF88”: https://www.youtube.com/c/ACi%C3%AAnciadaCF88. Sua participação é essencial nesta luta pela verdade. Nos tempos atuais, de inegável negação da Ciência, dos valores humanos, da dignidade e da vida humana, constitui-se como uma obrigação de todos e de todas participar desta batalha – que se faz todos os dias.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

       Todos os dias têm trabalho escravo acontecendo no Brasil. Todo dia está em vigência o pensamento escravista neste nosso regressivo e repressi

Mito da sala escura

Mito da sala escura

            O Mito da sala escura é meio, bastante, brasileiro. Não se confunda com o Mito da caverna, esse que tem uma enorme sofisticação filosófi

Navegar pela réstia da Lua

Navegar pela réstia da Lua

Amar é como cultivar flores. Não há um sem o outro. Não há música, não há Lua.É uma maré, a gente vai. Canta e se encanta.Não tem hora pra namorar

1º de Abril de 1964 - 60 Anos do Golpe

1º de Abril de 1964 - 60 Anos do Golpe

 Eu nasci em 1964, mas quero perguntar outra coisa: A Páscoa combina ou não com 1964?          O único leitor e a única leitora disposta poderão diz

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)