Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vigilância em Saúde reorganiza estrutura e funções em RO


Atender à política de gestão do governo com metas atreladas ao cumprimento de prazos, resultados que promovam saltos de qualidade, buscando ainda a excelência do serviço público e a valorização do servidor. Essa é a proposta do projeto de reestruturação organizacional e funcional da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), elaborado pela diretoria com a participação dos servidores, que será encaminhado nos próximos dias à Assembleia Legislativa.

De acordo com Arlete Baldez, diretora-geral da Agevisa, a proposta já foi aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e pela Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), encontrando-se agora na Coordenadoria Técnico-Legislativa (Cotel) do governo, para, em seguida, ser encaminhada à avaliação da ALE e, posteriormente, à sanção do governador.

A diretora explicou que essa reestruturação é necessária para que a Agevisa de Rondônia acompanhe os avanços em nível nacional, a partir da definição do quadro de cargos, metodologia de avaliação e gratificação (FG ou CDS) de incentivo ao desempenho dos servidores.

Ela lembrou que pela Lei Complementar 333, de 27 de dezembro de 2005, publicada em 2 de janeiro de 2006, a Agevisa Rondônia, braço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), compreende os sistemas de vigilância ambiental, epidemiológica, sanitária e do trabalhador, no entanto, hoje, funciona apenas com dois sistemas (epidemiológico e ambiental). “A expectativa agora é que com a reestruturação, que inclui definição dos cargos e a política de gestão baseada em metas, atreladas ao cumprimento de prazos, possamos atender aos quatro sistemas em consonância com a Agência Nacional”, disse.

Quando da criação da Agevisa, conforme ressaltou a diretora, a previsão era que em dois anos (2007) fosse aberto concurso público, o que só deverá ser feito agora, sete anos depois, com a aprovação dos cargos de níveis médio e superior, para atender a toda a estrutura na Capital, além das regionais instaladas em Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Ariquemes e Rolim de Moura”, reforçou.

Ainda segundo ela, entre os profissionais de nível superior contemplados no quadro da Agevisa, estão enfermeiro, biólogo, médico veterinário, fisioterapeuta, geólogo, nutricionista, advogado, jornalista, entre outros. Atualmente, são 223 servidores cedidos pela Sesau e outros órgãos do Estado, além da esfera federal, como Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Para tentar agilizar a aprovação do projeto, Arlete foi à Assembleia Legislativa, no último dia 1º, pedir apoio dos parlamentares, acompanhada da comissão técnica formada pela diretora-geral, Arlete Baldez; a diretora-executiva, Tânia Medeiros; a assessora de Planejamento, Maria do Socorro Frayha; a consultora técnica, Elizete Pereira Nascimento; e a gerente Carmelita Ribeiro Filha. Por ser uma iniciativa que atende ao princípio do governador, com foco na participação da classe trabalhadora, Arlete acredita na viabilidade do projeto e trâmite sem burocracia.

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)