Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereadores não querem salvar contas de Roberto Sobrinho



Por 17 votos a favor, uma abstenção, uma ausência de plenário e dois contrários, o vereador Jurandir Bengala (PT), foi eleito na sessão plenária desta segunda-feira (28) o novo presidente da Câmara Municipal de Porto Velho para o biênio 2015/2016.

O voto de abstenção foi do vereador Edemilson Lemos (PSDB) que até um mês atrás era o virtual presidente da Casa. Votaram contra os vereadores do PTB, Everaldo Fogaça e Leo Moraes. A ausência foi da vereadora Ellis Regina (PC do B).

Ao justificar seus votos, alguns vereadores deixaram claro que concordam com o nome de Bengala para a Presidência, mas não vão aceitar que a eleição do petista seja uma manobra para salvar as contas do ex-prefeito Roberto Sobrinho.

“Votei a favor, apesar de não concordar com o termo Chapa de Consenso. Para mim, consenso seria, caso o vereador Leo Moraes fosse eleito como membro da Mesa. Mesmo assim, Bengala tem o meu apoio, mas já deixo avisado que se as contas do ex-prefeito vierem para a Câmara com o encaminhamento de reprovação pelo Tribunal de Contas, irei votar a favor da Corte de Contas”, disse Aélcio.

Edemilson Lemos não quis polemizar e justificou seu voto pela coerência. “A Executiva do meu partido não gosta do PT e pediu que votasse contra a chapa. Mas não votei contra porque não sou contra o vereador Bengala. Aqui a gente vota em pessoas e não em partidos”, disse ele.

O discurso mais duro, porém, foi do ex-presidente da Casa, Eduardo Rodrigues (PV). Para ele, a Câmara precisa esquecer a gestão passada e a pessoa de Roberto Sobrinho. “Quando as contas aqui chegarem, não terei problema em dar meu voto sim ou não. A população inteira vai saber em quem votei, por isso acho desnecessária essa tese essa discussão em torno das contas do ex-prefeito”, criticou.

A nova Mesa Diretora é composta em sua maioria de representantes dos distritos de Porto Velho:


Bengala (PT - Jacy-Paraná) – Presidente;
Din Din (PSL - União Bandeirantes) – Segundo Secretário;
Chico Lata (PP - Jacy-Paraná e Rio Pardo) - Terceiro Secretário;
Ana Maria Negreiros (PMDB)- Primeira Secretária;
Macário Barros (PSB) - Primeiro Vice-Presidente;
Cláudio da Padaria (PC do B) - Segundo Secretário.


Fonte: Marcos Santana

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)