Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereadores de Porto Velho formam Comissão Mista e MARQUISE está com dias contados na coleta de lixo


Vereadores de Porto Velho formam Comissão Mista e MARQUISE está com dias contados na coleta de lixo  - Gente de Opinião

A Câmara Municipal de Porto Velho, através de 22 vereadores decidiram criar uma comissão mista, envolvendo todas as comissões temáticas, para analisar e apresentar um parecer conjunto sobre o Projeto de Lei Nº 02, de autoria do Poder Executivo.

Este projeto revoga a Lei n° 3.174, sancionada em 10 de maio de 2024, que estabelecia uma parceria público-privada para os serviços de limpeza urbana, coleta, reciclagem e disposição final de resíduos sólidos no município (ECO RONDÔNIA / MARQUISE).

Entenda o Projeto de Lei Nº 02/2025

O Projeto de Lei Nº 02, que será votado na próxima terça-feira, dia 1 de abril de 2025, às 9h, na Câmara Municipal, tem como objetivo revogar a concessão administrativa anteriormente aprovada, que estava relacionada à prestação de serviços públicos fundamentais para Porto Velho.

A nova proposta visa garantir que a colaboração com a iniciativa privada seja mantida, promovendo a continuidade dos serviços públicos já estabelecidos, assegurando a eficiência e a qualidade na gestão dos resíduos sólidos.

A Lei n° 3.174, que regula essa parceria, tinha como intenções principais a implantação e a manutenção dos serviços essenciais para a população e hoje o serviço de coleta é realizado pela ECO RONDÔNIA/MARQUISE.

No entanto, a sua revogação necessária gera um novo contexto para a administração pública e a execução dos serviços, que impactam diretamente a qualidade de vida dos moradores.

 O Papel da Comissão Mista

A formação da comissão mista, que reúne vereadores de diversas áreas temáticas, é uma estratégia importante para garantir uma análise abrangente e criteriosa do projeto em tempo hábil.

Isso permitirá que os diferentes aspectos envolvidos na concessão, como impactos ambientais, operacionais e financeiros, sejam debatidos de forma mais ampla.

O presidente da Câmara Municipal vereador Gedeão Negreiros (PSDB), incentivou a participação e a transparência nas discussões, destacando: “Que a análise cuidadosa irá contribuir para uma decisão mais consciente e que beneficie toda a população”, finalizou.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TSE rejeita último recurso e mantém a chapa eleita em 2022 para o Governo de Rondônia; processo é encerrado definitivamente

TSE rejeita último recurso e mantém a chapa eleita em 2022 para o Governo de Rondônia; processo é encerrado definitivamente

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu, na segunda-feira, 17 de novembro, o julgamento do último recurso pendente na Ação de Investigação Judi

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia

Alero entrega honrarias a mulheres que impulsionam avanços sociais e econômicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) promoveu na última segunda-feira (17), uma cerimônia de entrega de Títulos Honoríficos prevista no Requ

Deputado Jean Mendonça volta a cobrar a elaboração do PCCR dos servidores da Polícia Penal de Rondônia

Deputado Jean Mendonça volta a cobrar a elaboração do PCCR dos servidores da Polícia Penal de Rondônia

O deputado Jean Mendonça (PL) voltou a cobrar da equipe do governador Coronel Marcos Rocha a indicação feita em 2023, quando solicitou à Casa Civil,

Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim

Presidente da Alero entrega voto de louvor à Facer, em Guajará-Mirim

Na noite do último sábado (15/11), a Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim foi palco de uma solenidade marcada por reconhecimento e valorização do s

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)