Sábado, 17 de outubro de 2020 - 13h00

Esta semana, 15 de outubro, foi protocolado na Câmara Municipal dos Vereadores o Projeto de Lei nº 4092/2020, proposto pelo Vereador Waldemar Neto que institui a Política Municipal de prevenção da automutilação e do suicídio no âmbito do Município de Porto Velho e dá outras providências.
Para o Vereador Waldemar Neto, autor do Projeto de Lei, a prevenção e combate à automutilação e ao suicídio envolvem cuidado e atenção perante a ocorrência de pensamentos, planos, tentativas, entre outras ações que caracterizem o comportamento automultilante e suicida.
De acordo com o projeto, a política de prevenção e combate da automultilação e suicídio será implementada no Município de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, com a participação da sociedade civil e de instituições privadas.
Alguns dos objetivos do projeto de lei seriam: promover a saúde mental; prevenir a violência autoprovocada; garantir o acesso à atenção psicossocial das pessoas em sofrimento psíquico agudo ou crônico; abordar adequadamente os familiares e as pessoas próximas as vítimas de suicídio e garantir-lhes assistência psicossocial; entre outros.
‘Falar sobre o assunto é algo bastante delicado, mas ao mesmo tempo em que é preciso ter cuidado ao julgar as palavras, o debate torna-se cada vez mais importante, devemos providenciar campanhas educativas, treinamento de profissionais e atendimento às vítimas de tentativas e seus familiares, principalmente em um período tão delicado em que estamos vivendo com a pandemia do novocoronavírus, uma vez que a grande maioria está isolada e crises de ansiedade e depressão estão cada vez maiores”, diz Waldemar Neto.
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública
Pelo segundo ano consecutivo, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de

Presidente do Progressistas, deputada Sílvia Cristina anuncia chegada de novas lideranças ao partido
A presidente estadual do Progressistas, deputada federal Sílvia Cristina, anunciou a chegada de novas lideranças ao partido. O evento que marca o re

Prestação de contas destaca ações e investimentos do mandato de Cláudia de Jesus em Rondônia
Em três anos de atuação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou um balanço marcado pela valorização dos trabalhadores, fortalecimento

Após cobranças firmes da deputada federal Cristiane Lopes no plenário da Câmara e no envio de ofícios ao Governo Federal, o Ministério da Indústria
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)