Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 - 06h28
Na tarde de ontem o vereador Sid Orleans apresentou um requerimento na Câmara de Vereadores convocando o prefeito Mauro Nazif e diversos secretários, inclusive o da saúde, educação, obras e a defesa civil, dentre outros, para prestar esclarecimentos e apresentar o plano imediato de socorro às vítimas e o plano mediato de indenização e reconstrução das casas destruídas pela enchente do Madeira.
O vereador contou com 13 votos favoráveis e agora o prefeito Mauro Nazif tem, conforme a Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Casa de Leis, 08 dias para definir a data em que estará na Câmara para tais esclarecimentos.
Conforme o vereador, o prefeito precisa se movimentar porque o pior está por vir. “As pessoas não podem ficar eternamente abrigadas em escolas. O prejuízo ficará claro e desolador quando o rio baixar. Ninguém sabe se esta enchente se repetirá em anos vindouros e as pessoas não podem passar por esta calamidade novamente; as casas precisam ser reconstruídas em lugar seguro, firme e o poder público tem que se virar e arcar com estes prejuízos, desabafa o parlamentar.
Segundo o vereador que não quer parecer injusto, o consultor internacional contratado pelo Ministério das Minas e Energia em 2007, no período pré-usinas, para os estudos preliminares do Madeira, esboçou uma barragem de configuração diferente da existente, fixou um número de trinta turbinas em funcionamento, dentre outros detalhes relativos à velocidade do rio e ao depósito de sedimentos. “Ouvimos todos os dias de diversos segmentos da sociedade a possibilidade de culpa das usinas do Madeira. Eu como vereador não posso afirmar isto mas precisamos forçar os governos a contratar este estudo porque ninguém precisa de pena dos representantes políticos e dos governos e sim de ação que não significa apenas tirar o povo da alagação, abriga-los, esperar o rio baixar e fazer que nada aconteceu, finaliza Orleans.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária
O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Já está disponível na conta da Fundação Pio XII - Hospital de Amor o recurso no valor de R$ 10 milhões, empenhado pelo deputado estadual Laerte Gome

Ieda Chaves e Eyder Brasil apresentam lei que autoriza spray de defesa pessoal para mulheres
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou a Lei 6.320, de 13 de janeiro de 2026, que reconhece o spray de extratos vegetais como instru
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)