Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereador Sid Orleans convoca prefeito e secretários


Na tarde de ontem o vereador Sid Orleans apresentou um requerimento na Câmara de Vereadores convocando o prefeito Mauro Nazif e diversos secretários, inclusive o da saúde, educação, obras e a defesa civil, dentre outros, para prestar esclarecimentos e apresentar o plano imediato de socorro às vítimas e o plano mediato de indenização e reconstrução das casas destruídas pela enchente do Madeira.

O vereador contou com 13 votos favoráveis e agora o prefeito Mauro Nazif tem, conforme a Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Casa de Leis, 08 dias para definir a data em que estará na Câmara para tais esclarecimentos.

Conforme o vereador, o prefeito precisa se movimentar porque o pior está por vir. “As pessoas não podem ficar eternamente abrigadas em escolas. O prejuízo ficará claro e desolador quando o rio baixar. Ninguém sabe se esta enchente se repetirá em anos vindouros e as pessoas não podem passar por esta calamidade novamente; as casas precisam ser reconstruídas em lugar seguro, firme e o poder público tem que se virar e arcar com estes prejuízos, desabafa o parlamentar.

Segundo o vereador que não quer parecer injusto, o consultor internacional contratado pelo Ministério das Minas e Energia em 2007, no período pré-usinas, para os estudos preliminares do Madeira, esboçou uma barragem de configuração diferente da existente, fixou um número de trinta turbinas em funcionamento, dentre outros detalhes relativos à velocidade do rio e ao depósito de sedimentos. “Ouvimos todos os dias de diversos segmentos da sociedade a possibilidade de culpa das usinas do Madeira. Eu como vereador não posso afirmar isto mas precisamos forçar os governos a contratar este estudo porque ninguém precisa de pena dos representantes políticos e dos governos e sim de ação que não significa apenas tirar o povo da alagação, abriga-los, esperar o rio baixar e fazer que nada aconteceu, finaliza Orleans.

Fonte: Ascom
 


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)