Quinta-feira, 13 de abril de 2017 - 15h58
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Maurício Carvalho, conheceu, na quarta-feira (12), o acervo arqueológico, atualmente armazenado nas dependências do Centro Cultural de Nova Mutum Paraná, no distrito de Nova Mutum Paraná, distante cerca de 100 quilômetros da capital. A visita foi um convite do presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Antônio Ocampo Fernandes, que está em tratativas com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) - concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau (UHE Jirau) - para o recebimento das estruturas do Centro Cultural, e realizar a gestão e manutenção do local, conforme recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, e a analista de Socioeconomia, Edielen Matos, acompanharam a visita ao museu que conta com um acervo arqueológico resgatado na área de influência da UHE Jirau. A estrutura é um grande legado que é deixado pela ESBR à comunidade.
“São peças que representam parte da nossa história. Vamos lutar para que parte desse patrimônio fique sob os cuidados da Funcultural, resgatando a cultura e a memória do nosso povo, a qual precisa ser conhecida, preservada e valorizada”, disse o vereador Maurício Carvalho, durante a visita.
A Prefeitura estuda a possibilidade de receber parte da estrutura do Centro Cultural que, segundo Ocampo Fernandes, precisará de uma equipe e trabalho de gestão específica, itens que precisam ser analisados de forma criteriosa. A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) será a responsável pela guarda definitiva do acervo arqueológico da UHE Jirau, conforme tratativas que vêm sendo realizadas entre a ESBR e IPHAN.
Serviço
Exposição de acervo arqueológico da UHE Jirau
Centro Cultural de Nova Mutum Paraná – distrito de Mutum Paraná
Aberta ao público de segunda a quinta-feira das 7h30 às 17h
Às sextas-feiras as visitas são das 7h30 às 16h
Visitas monitoradas pela equipe de arqueologia que trabalha no local.
Durante evento ocorrido em Ariquemes, de apresentação dos resultados do Programa Segurança Rural, o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) rea
Em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, presidida pelo senador Marcos Rogério, o deputado Ciro
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de duas importantes audiências públicas realizadas pela Comissão de Infraestrutura (
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia à Secretaria de Estado da Saúde