Quinta-feira, 13 de abril de 2017 - 15h58
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Maurício Carvalho, conheceu, na quarta-feira (12), o acervo arqueológico, atualmente armazenado nas dependências do Centro Cultural de Nova Mutum Paraná, no distrito de Nova Mutum Paraná, distante cerca de 100 quilômetros da capital. A visita foi um convite do presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Antônio Ocampo Fernandes, que está em tratativas com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) - concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau (UHE Jirau) - para o recebimento das estruturas do Centro Cultural, e realizar a gestão e manutenção do local, conforme recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, e a analista de Socioeconomia, Edielen Matos, acompanharam a visita ao museu que conta com um acervo arqueológico resgatado na área de influência da UHE Jirau. A estrutura é um grande legado que é deixado pela ESBR à comunidade.
“São peças que representam parte da nossa história. Vamos lutar para que parte desse patrimônio fique sob os cuidados da Funcultural, resgatando a cultura e a memória do nosso povo, a qual precisa ser conhecida, preservada e valorizada”, disse o vereador Maurício Carvalho, durante a visita.
A Prefeitura estuda a possibilidade de receber parte da estrutura do Centro Cultural que, segundo Ocampo Fernandes, precisará de uma equipe e trabalho de gestão específica, itens que precisam ser analisados de forma criteriosa. A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) será a responsável pela guarda definitiva do acervo arqueológico da UHE Jirau, conforme tratativas que vêm sendo realizadas entre a ESBR e IPHAN.
Serviço
Exposição de acervo arqueológico da UHE Jirau
Centro Cultural de Nova Mutum Paraná – distrito de Mutum Paraná
Aberta ao público de segunda a quinta-feira das 7h30 às 17h
Às sextas-feiras as visitas são das 7h30 às 16h
Visitas monitoradas pela equipe de arqueologia que trabalha no local.
Vereador Everaldo Fogaça recebe demandas da linha 27 para reabertura, recuperação e encascalhamento
O pastor José Bezerra Santos, acompanhado de sua esposa Zilda Inácio Santos e da liderança comunitária Rafael do Uber, da Linha 27, visitou nesta se
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), destacou nesta segunda-feira (21) a importância da Sicoob Agroshow 2
Deputada Ieda Chaves recomenda mutirões de emissão de RG em escolas públicas de Rondônia
Visando atender a uma demanda existente, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou aIndicação nº 13.505/2025 ao governo de Rondônia
Atuação da deputada Cristiane Lopes antecede avanço histórico para a pavimentação da BR-319
A deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista - RO) e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 comemorou o avanço no processo d