Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereador José Wildes pede ambulância e posto saúde 24 h



Com a finalidade de proporcionar mais apoio e assistência aos moradores do Distrito de Nova Califórnia, o vereador José Wildes de Brito (PT) esteve ontem (05/05) nas Secretarias Municipais de Saúde e Educação onde pediu providências urgentes para que sejam sanados os principais problemas da população daquela localidade.

Saúde

Na Secretaria Municipal de Saúde o vereador José Wildes solicitou ao titular da pasta, Domingos Sávio, o retorno urgente da ambulância que atendia à unidade de saúde do Distrito. Na mesma oportunidade, o vereador destacou a necessidade de se estabelecer o atendimento em plantão 24 horas no posto de saúde local.

De acordo com o vereador, moradores informaram que a ambulância estava em Porto Velho para manutenção, prática constante, o que deixa a população prejudicada nos atendimentos graves e urgentes. Para resolver esse problema o vereador solicitou ao secretário a aquisição de uma ambulância nova para a localidade.

Em resposta à solicitação de José Wildes, o secretário Domingos Sávio afirmou que no mesmo dia a ambulância que estava em manutenção na Capital, estaria de volta ao Distrito.

Outra situação que chamou a atenção do vereador foi a inexistência de plantão na unidade de saúde de Nova Califórnia durante os finais de semana, quando os moradores, ao necessitarem de atendimento, vão até o posto de saúde e se deparam com um cartaz na porta informando para procurar o plantonista sem, no entanto, informar o endereço ou o número do telefone.

Wildes ressaltou ao secretário que a população precisa do plantão 24 horas e de um local adequado para o atendimento. O secretário se responsabilizou em apresentar uma resolução para essa demanda o mais rápido possível.

Educação

No mesmo dia o vereador José Wildes protocolou na Secretaria Municipal de Educação o ofício nº 017, solicitando ampliação, com urgência, do número de vagas para as séries iniciais do Ensino Fundamental e ainda a construção de uma creche naquele Distrito.

Segundo o vereador, a falta de vagas nas escolas e creches, além de dificultar o acesso das mães ao mercado de trabalho e à qualificação profissional, as famílias dessas crianças ficam impossibilitadas de comprovar a frequência mínima de carga horária escolar de seus filhos, critério exigido no Programa Bolsa Família.

O vereador José Wildes afirmou que a reivindicação será apresentada pessoalmente à Secretária Municipal de Educação, Francisca das Chagas, em agenda posterior, quando será solicitado que a Prefeitura disponibilize recursos para a construção de creches, necessárias ao atendimento dos Direitos da Criança e ao Adolescente.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)