Quarta-feira, 6 de maio de 2015 - 07h01
Com a finalidade de proporcionar mais apoio e assistência aos moradores do Distrito de Nova Califórnia, o vereador José Wildes de Brito (PT) esteve ontem (05/05) nas Secretarias Municipais de Saúde e Educação onde pediu providências urgentes para que sejam sanados os principais problemas da população daquela localidade.
Saúde
Na Secretaria Municipal de Saúde o vereador José Wildes solicitou ao titular da pasta, Domingos Sávio, o retorno urgente da ambulância que atendia à unidade de saúde do Distrito. Na mesma oportunidade, o vereador destacou a necessidade de se estabelecer o atendimento em plantão 24 horas no posto de saúde local.
De acordo com o vereador, moradores informaram que a ambulância estava em Porto Velho para manutenção, prática constante, o que deixa a população prejudicada nos atendimentos graves e urgentes. Para resolver esse problema o vereador solicitou ao secretário a aquisição de uma ambulância nova para a localidade.
Em resposta à solicitação de José Wildes, o secretário Domingos Sávio afirmou que no mesmo dia a ambulância que estava em manutenção na Capital, estaria de volta ao Distrito.
Outra situação que chamou a atenção do vereador foi a inexistência de plantão na unidade de saúde de Nova Califórnia durante os finais de semana, quando os moradores, ao necessitarem de atendimento, vão até o posto de saúde e se deparam com um cartaz na porta informando para procurar o plantonista sem, no entanto, informar o endereço ou o número do telefone.
Wildes ressaltou ao secretário que a população precisa do plantão 24 horas e de um local adequado para o atendimento. O secretário se responsabilizou em apresentar uma resolução para essa demanda o mais rápido possível.
Educação
No mesmo dia o vereador José Wildes protocolou na Secretaria Municipal de Educação o ofício nº 017, solicitando ampliação, com urgência, do número de vagas para as séries iniciais do Ensino Fundamental e ainda a construção de uma creche naquele Distrito.
Segundo o vereador, a falta de vagas nas escolas e creches, além de dificultar o acesso das mães ao mercado de trabalho e à qualificação profissional, as famílias dessas crianças ficam impossibilitadas de comprovar a frequência mínima de carga horária escolar de seus filhos, critério exigido no Programa Bolsa Família.
O vereador José Wildes afirmou que a reivindicação será apresentada pessoalmente à Secretária Municipal de Educação, Francisca das Chagas, em agenda posterior, quando será solicitado que a Prefeitura disponibilize recursos para a construção de creches, necessárias ao atendimento dos Direitos da Criança e ao Adolescente.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)