Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereador José Wildes acompanha ribeirinhos em reuniões com Furnas e Odebrecht


O vereador José Wildes (PT) acompanha atentamente as reuniões realizadas por Furnas e pela construtora Odebrecht com os moradores das regiões a serem atingidas pela construção das usinas hidrelétricas do Rio Madeira. A finalidade é fazer com que o conteúdo das discussões e as propostas das comunidades constem dos relatórios do consórcio encarregado das obras.

No último fim de semana foram realizadas reuniões com os moradores de Jaci-Paraná, da Cachoeira de Teotônio e da Cachoeira de Santo Antônio. Segundo José Wildes, os moradores propõem, primeiro, a realização de um trabalho de regularização dos imóveis a serem atingidos pela construção das usinas. “Furnas se propõe a assumir as despesas dessa primeira etapa de regularização das propriedades a serem atingidas. Já é o primeiro passo”.

A preocupação maior das comunidades é quanto à área a ser inundada pela construção das usinas. “Os moradores querem saber quanto de área será inundada, quantas famílias terão que ser retiradas dos locais e como vai ficar a situação de pequenos agricultores que contraíram financiamentos bancários para incrementar a produção agropecuária na região”, relatou o vereador logo após a reunião com os moradores de Jaci-Paraná.

A preocupação do vereador José Wildes, no entanto, vai além. Ele propõe que a utilização da mão-de-obra necessária à construção das usinas deve priorizar a população local. “Queremos que os trabalhadores locais tenham preferência na contratação de mão-de-obra. Para isso, é preciso haver um programa de qualificação de mão-de-obra”.

Fonte: Adércio Dias – Reg. 418 DRT/RO

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)