Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereador Everaldo Fogaça participa de palestra sobre desafios urbanos de Porto Velho


Evento discute soluções para drenagem, saneamento e reciclagem em Porto Velho - Gente de Opinião
Evento discute soluções para drenagem, saneamento e reciclagem em Porto Velho

Na noite desta quarta-feira (12), o vereador Everaldo Fogaça (PSD) participou da palestra "Os desafios da nossa capital para os próximos anos", realizada pelo CREA/RO/CONFEA. O evento reuniu engenheiros especialistas para discutir soluções para problemas críticos como drenagem urbana, saneamento e reciclagem de resíduos sólidos. A mediação ficou por conta do Secretário de Obras do Município, Geraldo Sena.

Temas abordados:

Engenheiro Civil Silvio Andrade - Geoenrijecimento de Solo Mole: soluções para terras caídas, obras de estradas, cabeceiras de pontes e viadutos.

Engenheiro Mecânico Maurílio Vasconcelos - Resíduos Sólidos e Reciclagem.

Engenheiro Civil João Marcos de Siqueira - Saneamento básico: água, esgoto e drenagem.

Os desafios enfrentados por Porto Velho

O evento destacou os desafios enfrentados pela capital, incluindo a falta de ampliação da rede de microdrenagem, ocupação desordenada de áreas ribeirinhas e a ausência de programas sustentáveis para recuperação ambiental. O aumento dos lançamentos de esgoto sem tratamento e resíduos sólidos está agravando a qualidade da água e do solo, tornando essencial a implantação de soluções sustentáveis.

Vereador Everaldo Fogaça alerta para riscos futuros

Durante sua participação, o vereador Everaldo Fogaça enfatizou a necessidade de planejamento e investimentos em infraestrutura. "No ano de 2015, debatíamos a questão dos alagamentos em Porto Velho, e, na época, os engenheiros já alertavam que quanto mais se asfaltasse, maior seria o risco de enchentes. Hoje, 10 anos depois, essa previsão se concretizou, com alagamentos em vários bairros da cidade", afirmou Fogaça.

O parlamentar também ressaltou a carência de investimentos em redes de esgoto e abastecimento de água. "Precisamos pensar no futuro de nossa cidade. Sem ampliação da infraestrutura de saneamento, enfrentaremos problemas ainda mais graves em breve", alertou.

Caminhos para solução

Entre as medidas sugeridas está a necessidade de manutenção preventiva da rede de drenagem, implantação de soluções sustentáveis para gestão de águas pluviais e sensibilização da população sobre a importância da preservação ambiental.

A palestra contou com o apoio do CREA-RO através do presidente Edison Rigoli e de diversas entidades ligadas à engenharia e agronomia de Rondônia. O evento reforça a necessidade de ações concretas para melhorar a infraestrutura urbana e ambiental de Porto Velho, garantindo um desenvolvimento mais sustentável para a capital.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maçonaria Rondônia recebe deputada federal Silvia Cristina para o fortalecimento institucional e diálogo sobre desenvolvimento

Maçonaria Rondônia recebe deputada federal Silvia Cristina para o fortalecimento institucional e diálogo sobre desenvolvimento

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)