Terça-feira, 17 de dezembro de 2013 - 07h15
Na tarde da última segunda feira o projeto de autoria do Executivo Municipal que diminui o redutor do IPTU de 10% para 5%, aumentando assim consequentemente o tributo para os portovelhenses foi apresentado na Câmara de Vereadores.
O vereador Sid Orleans estranhou a intempestividade do projeto, que chegou naquela tarde à Câmara e foi fortemente defendido por alguns vereadores que estão na base de apoio do prefeito.
A vereadora Ellis Regina falou que o vereador não era assim na gestão passada e disse que as coisas não podiam ser jogadas para a galera, ratificando a fala de um outro vereador que também foi contrário à Orleans.
O vereador Sid pediu a palavra, se desculpou se atingiu alguém e disse que não era a intenção, apenas tinha usado a tribuna para dizer que não aceitava aumento do IPTU tendo em vista a cidade está cheia de buracos, sem iluminação e jogada às traças e que não obrigava a nenhum colega a votar com ele.
“Pra mim foi uma situação bastante constrangedora porque foi dito por colegas que isto era um ato de covardia, que era inaceitável eu jogar estas coisas para a galera. Que galera é esta? Apenas tornei o meu posicionamento enquanto vereador o que, na minha opinião, é um direito, dever e obrigação minhas enquanto parlamentar, desabafa o vereador.
Ao final da discussão o vereador Edemilson Lemos falou que o prefeito estaria enviando uma nova proposta retornando o redutor, para o ano de 2014, em 10%.
O IPTU que teria um salto de mais de 11% no bolso do contribuinte, graças à intervenção de Orleans, só sofrerá a atualização inflacionária que é de pouco mais de 6%, situação prevista constitucionalmente.
A Câmara aguarda agora a retificação do projeto por parte do Executivo Municipal.
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Em um ano que será marcado pela escolha dos novos governantes nas esferas estaduais e federal, o Partido NOVO já começa a movimentar o cenário local

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho
O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)