Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereador diz que quase apanhou na sessão do IPTU


Na tarde da última segunda feira o projeto de autoria do Executivo Municipal que diminui o redutor do IPTU de 10% para 5%, aumentando assim consequentemente o tributo para os portovelhenses foi apresentado na Câmara de Vereadores.

O vereador Sid Orleans estranhou a intempestividade do projeto, que chegou naquela tarde à Câmara e foi fortemente defendido por alguns vereadores que estão na base de apoio do prefeito.

A vereadora Ellis Regina falou que o vereador não era assim na gestão passada e disse que as coisas não podiam ser jogadas para a galera, ratificando a fala de um outro vereador que também foi contrário à Orleans.

O vereador Sid pediu a palavra, se desculpou se atingiu alguém e disse que não era a intenção, apenas tinha usado a tribuna para dizer que não aceitava aumento do IPTU tendo em vista a cidade está cheia de buracos, sem iluminação e jogada às traças e que não obrigava a nenhum colega a votar com ele.

“Pra mim foi uma situação bastante constrangedora porque foi dito por colegas que isto era um ato de covardia, que era inaceitável eu jogar estas coisas para a galera. Que galera é esta? Apenas tornei o meu posicionamento enquanto vereador o que, na minha opinião, é um direito, dever e obrigação minhas enquanto parlamentar, desabafa o vereador.

Ao final da discussão o vereador Edemilson Lemos falou que o prefeito estaria enviando uma nova proposta retornando o redutor, para o ano de 2014, em 10%.

O IPTU que teria um salto de mais de 11% no bolso do contribuinte, graças à intervenção de Orleans, só sofrerá a atualização inflacionária que é de pouco mais de 6%, situação prevista constitucionalmente.

A Câmara aguarda agora a retificação do projeto por parte do Executivo Municipal.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero apoia 10º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital de Amor

Alero apoia 10º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital de Amor

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aderiu oficialmente ao 10º Leilão Direito de Viver Porto Velho, iniciativa beneficente em prol do Hos

Deputada federal Cristiane Lopes garante apoio aos produtores de Porto Velho com o Projeto Terra Fértil

Deputada federal Cristiane Lopes garante apoio aos produtores de Porto Velho com o Projeto Terra Fértil

Com o intuito de  valorizar quem produz o alimento que chega à mesa dos rondonienses, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou o l

Alex Redano recebe Medalha Mérito do Ciclismo e reafirma compromisso com o esporte em Ariquemes

Alex Redano recebe Medalha Mérito do Ciclismo e reafirma compromisso com o esporte em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou, no sábado (22), do evento promovido pela Associação Esportiva de Ciclismo de Ariquemes (A

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Bolsonaro preso: Moraes rejeita pedido de prisão domiciliar

Em decisão publicada neste sábado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido feito pela defesa do ex-presiden

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)