Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereador diz que quase apanhou na sessão do IPTU


Na tarde da última segunda feira o projeto de autoria do Executivo Municipal que diminui o redutor do IPTU de 10% para 5%, aumentando assim consequentemente o tributo para os portovelhenses foi apresentado na Câmara de Vereadores.

O vereador Sid Orleans estranhou a intempestividade do projeto, que chegou naquela tarde à Câmara e foi fortemente defendido por alguns vereadores que estão na base de apoio do prefeito.

A vereadora Ellis Regina falou que o vereador não era assim na gestão passada e disse que as coisas não podiam ser jogadas para a galera, ratificando a fala de um outro vereador que também foi contrário à Orleans.

O vereador Sid pediu a palavra, se desculpou se atingiu alguém e disse que não era a intenção, apenas tinha usado a tribuna para dizer que não aceitava aumento do IPTU tendo em vista a cidade está cheia de buracos, sem iluminação e jogada às traças e que não obrigava a nenhum colega a votar com ele.

“Pra mim foi uma situação bastante constrangedora porque foi dito por colegas que isto era um ato de covardia, que era inaceitável eu jogar estas coisas para a galera. Que galera é esta? Apenas tornei o meu posicionamento enquanto vereador o que, na minha opinião, é um direito, dever e obrigação minhas enquanto parlamentar, desabafa o vereador.

Ao final da discussão o vereador Edemilson Lemos falou que o prefeito estaria enviando uma nova proposta retornando o redutor, para o ano de 2014, em 10%.

O IPTU que teria um salto de mais de 11% no bolso do contribuinte, graças à intervenção de Orleans, só sofrerá a atualização inflacionária que é de pouco mais de 6%, situação prevista constitucionalmente.

A Câmara aguarda agora a retificação do projeto por parte do Executivo Municipal.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)