Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereador diz que quase apanhou na sessão do IPTU


Na tarde da última segunda feira o projeto de autoria do Executivo Municipal que diminui o redutor do IPTU de 10% para 5%, aumentando assim consequentemente o tributo para os portovelhenses foi apresentado na Câmara de Vereadores.

O vereador Sid Orleans estranhou a intempestividade do projeto, que chegou naquela tarde à Câmara e foi fortemente defendido por alguns vereadores que estão na base de apoio do prefeito.

A vereadora Ellis Regina falou que o vereador não era assim na gestão passada e disse que as coisas não podiam ser jogadas para a galera, ratificando a fala de um outro vereador que também foi contrário à Orleans.

O vereador Sid pediu a palavra, se desculpou se atingiu alguém e disse que não era a intenção, apenas tinha usado a tribuna para dizer que não aceitava aumento do IPTU tendo em vista a cidade está cheia de buracos, sem iluminação e jogada às traças e que não obrigava a nenhum colega a votar com ele.

“Pra mim foi uma situação bastante constrangedora porque foi dito por colegas que isto era um ato de covardia, que era inaceitável eu jogar estas coisas para a galera. Que galera é esta? Apenas tornei o meu posicionamento enquanto vereador o que, na minha opinião, é um direito, dever e obrigação minhas enquanto parlamentar, desabafa o vereador.

Ao final da discussão o vereador Edemilson Lemos falou que o prefeito estaria enviando uma nova proposta retornando o redutor, para o ano de 2014, em 10%.

O IPTU que teria um salto de mais de 11% no bolso do contribuinte, graças à intervenção de Orleans, só sofrerá a atualização inflacionária que é de pouco mais de 6%, situação prevista constitucionalmente.

A Câmara aguarda agora a retificação do projeto por parte do Executivo Municipal.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)