Terça-feira, 27 de janeiro de 2015 - 12h14
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Jurandir Bengala, reuniu-se na tarde de segunda-feira 26 com representantes do Consórcio responsável pela construção de Jirau e com o secretário municipal de Saúde (Semusa), Domingos Sávio, para juntos definir uma estratégia de combate à superpopulação de mosquitos na região de Jacy-Paraná, onde está sendo construída a hidrelétrica de Jirau.
O distrito, localizado a 120 quilômetros de Porto Velho, na BR-364, é o que mais vem sofrendo os impactos ambientais trazidos pela construção da usina. O desequilíbrio ambiental oriundo da barragem é apontado como o responsável direto pelo crescimento exagerado da população de mosquitos, uma questão potencial de saúde pública em se tratando de uma região reconhecidamente endêmica.
Na mesa de negociação, no entanto, não entraram divergências sobre o empreendimento, mas sim a discussão sobre medidas urgentes a serem adotadas pelos entes envolvidos. O Consórcio construtor de Jirau já realiza o controle de vetores endêmicos, na região, mas pediu a ajuda da Semusa para que desloque mais agentes ao local para juntos fazerem o trabalho de borrifação, prevenção e identificação dos criadouros.
A Operação “papa-mosquito” na região deve começar nos próximos dias, disse o secretário Domingos Sávio.
O vereador Bengala disse que até hoje o distrito sofre com os impactos da última cheia do rio Madeira e a praga de mosquitos é apenas uma das inúmeras situações que Jacy-Paraná enfrenta. “O Distrito precisa ser visto com mais carinho, pois ainda não se recuperou da última cheia. Dezenas de agricultores estão indo embora do local e vindo para a cidade por não terem perspectiva de mudança.
Fonte: Marcos Santana
“Tudo Aqui” atende população no Cacoal Shopping
O governador, coronel Marcos Rocha, inaugurou nesta sexta-feira (29), uma unidade do “Tudo Aqui”, no Cacoal Shopping. A instalação da entidade atend
Obras de pavimentação, saneamento e agricultura foram os setores contemplados São Francisco do Guaporé (RO), localizado no Vale do Guaporé, recebeu
Deputada Cristiane Lopes leva inclusão digital à Casa Família Rosetta com entrega de 20 computadores
Fortalecer a inclusão digital e apoiar os projetos sociais têm sido prioridades no mandato da deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista).
Mais de 2 mil pessoas participaram projeto “Cidadania no Bairro” promovido por Eyder Brasil
A 3ª edição do projeto “Cidadania no Bairro”, idealizado pelo deputado estadual Eyder Brasil (PL), atendeu mais de 2000 moradores no bairro Nacional,