Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde quer indenizar camponeses de Corumbiara


O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT), apresentou na Câmara do Deputados, um projeto de Lei que dispões sobre a concessão de indenização às vitimas do massacre de Corumbiara.

O massacre ocorreu no dia 9 de agosto de 1995, após centenas de famílias terem ocupado a Fazenda Santa Elina, no município de Corumbiara, na tentativa de uma reforma agrária. No mesmo ano, mais de 440 conflitos de terra aconteciam em todo o País, e em Rondônia, este era apenas mais um de outros 15 que acorriam no estado.

Em uma ação ordenada pelos fazendeiros, descontentes com a ocupação da fazenda, acordaram os posseiros com bombas de gás lacrimogêneo, além de tiroteio que culminou na morte de muitos, e no ferimento de outros. Os que não morreram ou não conseguiram fugir pela mata foram presos e torturados. Mulheres e crianças também não foram poupados da brutalidade e por horas a fio, ficaram presas em cima de caminhões passando fome e sede. Diante desse cenário, mesmo após anos, pouca coisa foi feita, e muitas das famílias que perderam seus parentes, não foram indenizadas.

O deputado Valverde atento a essas questões, providenciou em seu projeto de lei , que algumas reparações fossem feitas, atendendo aos atingidos pelo massacre. Em relação a indenizações estão sendo propostas, que o poder Executivo conceder indenização especial não superior a 100 salários mínimos às pessoas vitimadas ou a seus dependentes; e ainda, que o Estado de Rondônia tenha a responsabilidade de pagar indenizações decorrentes de responsabilização civil, ou decorrente de lei estadual.

A saúde dos atingidos também será contemplado na proposição, pois o Ministério da Saúde, em articulação com os sistemas de saúde do estado e municípios, terão que implementar ações específicas em favor dos beneficiários, voltadas à garantia de fornecimento de órteses, próteses e demais ajudas técnicas, como a realização de intervenções cirúrgicas e assistência à saúde por meio do SUS.

" O massacre de Corumbiara, mostra que o conflito tem as mesmas características de milhares de conflitos por terra que aconteceram e acontecem no Brasil, fruto da falta de uma reforma agrária", ressaltou Valverde.

Outras Ações -  No estado de Rondônia, onde o massacre teve uma grande repercursão, tem levado a outras ações, com a da Universidade Federal de Rondônia(Unir)que dará apoio às vítimas, com ações na área do direito, psicologia e saúde. O acordo foi firmado nesta segunda-feira (21), ente o reitor da instituição, José Januário, representantes do Incra, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde, Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagro) e Secretaria Espacial de Direitos Humanos da Presidência da República.

A Unir, através de convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, vai oferecer apoio psicológico para as pessoas que presenciaram o "massacre de Corumbiara", além de tratamento médico.

Fonte: Leila Brito

 

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)