Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

VALVERDE: População terá voz no debate sobre recursos públicos


A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, realiza nesta quinta-feira(20), às 9 horas, na Assembléia Legislativa de Porto Velho(RO), audiência pública para discutir com os órgãos institucionais e a sociedade civil, o Plano Plurianual(PPA)de 2008-2011 e a Lei Orçamentária Anual(LOA) para 2008.
Esta é a primeira vez que é aberto no Estado, um diálogo com a população para se discutir as propostas de orçamento. Na ocasião, a população poderá apresentar sugestões de como gostaria que os recursos públicos fossem utilizados em suas comunidades.
Essa iniciativa teve a intervenção direta do Coordenador da Bancada Federal de Rondônia, Deputado Eduardo (PT/RO), que tem pautado suas ações no diálogo e na participação dos rondonienses.
Para Valverde, mais audiências como essa deveria ocorrer em todo o País, para que a população se sinta, como de direto é, a principal interessada e beneficiadora das políticas públicas. " Nós parlamentares, somos porta-vozes de nossos eleitores, que melhor do que ninguém, conhecem de suas necessidades. Nosso mandato só tem importância se levarmos em conta seus anseios e tentarmos da melhor forma supri-los, com ações de infra-estrutura e políticas públicas", frisou.
Comissão Mista de Orçamento -  A Comissão é permanente, integrada por deputados e senadores, quarenta no total, que funcional durante toda a legislatura, para apreciar e emitir parecer sobre os projetos de lei relativos a despesas feitas pela administração pública federal, diretrizes orçamentárias, além de apreciar contas apresentadas anualmente pelo presidente da República e fiscalizar a aplicação orçamentária dos planos e programas nacionais, regionais e setoriais desenvolvidos pelo Governo Federal.
Plano Plurianual -  É neste plano que são estabelecidos de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas como os programas de duração continuada, a exemplo do Bolsa Família, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Programas Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros.
Lei Orçamentária Anual (LOA) -  Esta lei contém a discriminação da receita e da despesa pública, de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade. É também conhecida como Lei de Meios, porque possibilita os meios para o desenvolvimento das ações relativas aos diversos órgãos e entidades que integram a administração pública.
Além de Rondônia, a Comissão Mista de Orçamento irá realizar outras audiências, em mais 10 capitais, entre elas, Belém, Manaus, Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Salvador, João Pessoa, Florianópolis e Brasília. 
Fonte: Leila Brito

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)