Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde pede ao MEC criação de Programa Nacional de Educação por Alternância



O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT) e representantes da rede Ceffas(Centros Familiares de Formação por Alternância) reuniram-se nesta terça-feira(02), com o secretário executivo do Ministério da Educação(MEC), Henrique Pain, para pedirem a criação do Programa Nacional de Educação por Alternância para Agricultores Familiares. Com o programa, as Ceffas passariam a contar com recursos da União para manterem o quadro docente.

A rede dos Ceffas contam hoje com 248 Escolas Famílias Agrícolas(EFAs), Casas Familiares Rurais(CFRs) e Escolas Comunitárias Rurais(ECORs), distribuídas em 21 estados, promovendo o desenvolvimento do meio rural, pela geração de renda e trabalho no campo. Essas instituições capacitam mais de 352 mil jovens agricultores familiares.

De acordo com o deputado Valverde, o grande entrave enfrentado atualmente por essas instituições, é que elas são mantidas por recursos privados e de emendas parlamentares, e, que quando há mudanças no quadro político, as Ceffas acabam perdendo aporte financeiro.

Para evitar que esse problema continue, Valverde informou, que a Bancada de Rondônia e a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar batalharam e conseguiram a inclusão das Ceffas no Plano Plurianual(PPA 2008-2011). A questão agora, é conseguir via MEC a liberação desses recursos.

" O passo aparentemente mais complicado nós vencemos, que foi conseguir a rubrica no PPA. Agora esperamos que o MEC consolide o Programa Nacional de Educação por Alternância", ressaltou.

O Secretário Executivo, Henrique Pain disse que o MEC acredita e torce pelos Centros de Formação por Alternância, mas que enfrentam uma questão jurídica, visto que as Ceffas são instituições privadas. Diante desse impasse, que pode inviabilizar o recebimento de recursos pelos Ceffas neste ano, o Secretário estudará outras possibilidades, e dentro de uma semana comunicará aos representantes das instituições, a melhor saída para o impasse.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)