Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde pede ao MEC criação de Programa Nacional de Educação por Alternância



O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT) e representantes da rede Ceffas(Centros Familiares de Formação por Alternância) reuniram-se nesta terça-feira(02), com o secretário executivo do Ministério da Educação(MEC), Henrique Pain, para pedirem a criação do Programa Nacional de Educação por Alternância para Agricultores Familiares. Com o programa, as Ceffas passariam a contar com recursos da União para manterem o quadro docente.

A rede dos Ceffas contam hoje com 248 Escolas Famílias Agrícolas(EFAs), Casas Familiares Rurais(CFRs) e Escolas Comunitárias Rurais(ECORs), distribuídas em 21 estados, promovendo o desenvolvimento do meio rural, pela geração de renda e trabalho no campo. Essas instituições capacitam mais de 352 mil jovens agricultores familiares.

De acordo com o deputado Valverde, o grande entrave enfrentado atualmente por essas instituições, é que elas são mantidas por recursos privados e de emendas parlamentares, e, que quando há mudanças no quadro político, as Ceffas acabam perdendo aporte financeiro.

Para evitar que esse problema continue, Valverde informou, que a Bancada de Rondônia e a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar batalharam e conseguiram a inclusão das Ceffas no Plano Plurianual(PPA 2008-2011). A questão agora, é conseguir via MEC a liberação desses recursos.

" O passo aparentemente mais complicado nós vencemos, que foi conseguir a rubrica no PPA. Agora esperamos que o MEC consolide o Programa Nacional de Educação por Alternância", ressaltou.

O Secretário Executivo, Henrique Pain disse que o MEC acredita e torce pelos Centros de Formação por Alternância, mas que enfrentam uma questão jurídica, visto que as Ceffas são instituições privadas. Diante desse impasse, que pode inviabilizar o recebimento de recursos pelos Ceffas neste ano, o Secretário estudará outras possibilidades, e dentro de uma semana comunicará aos representantes das instituições, a melhor saída para o impasse.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)