Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde pede ao MEC criação de Programa Nacional de Educação por Alternância



O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT) e representantes da rede Ceffas(Centros Familiares de Formação por Alternância) reuniram-se nesta terça-feira(02), com o secretário executivo do Ministério da Educação(MEC), Henrique Pain, para pedirem a criação do Programa Nacional de Educação por Alternância para Agricultores Familiares. Com o programa, as Ceffas passariam a contar com recursos da União para manterem o quadro docente.

A rede dos Ceffas contam hoje com 248 Escolas Famílias Agrícolas(EFAs), Casas Familiares Rurais(CFRs) e Escolas Comunitárias Rurais(ECORs), distribuídas em 21 estados, promovendo o desenvolvimento do meio rural, pela geração de renda e trabalho no campo. Essas instituições capacitam mais de 352 mil jovens agricultores familiares.

De acordo com o deputado Valverde, o grande entrave enfrentado atualmente por essas instituições, é que elas são mantidas por recursos privados e de emendas parlamentares, e, que quando há mudanças no quadro político, as Ceffas acabam perdendo aporte financeiro.

Para evitar que esse problema continue, Valverde informou, que a Bancada de Rondônia e a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar batalharam e conseguiram a inclusão das Ceffas no Plano Plurianual(PPA 2008-2011). A questão agora, é conseguir via MEC a liberação desses recursos.

" O passo aparentemente mais complicado nós vencemos, que foi conseguir a rubrica no PPA. Agora esperamos que o MEC consolide o Programa Nacional de Educação por Alternância", ressaltou.

O Secretário Executivo, Henrique Pain disse que o MEC acredita e torce pelos Centros de Formação por Alternância, mas que enfrentam uma questão jurídica, visto que as Ceffas são instituições privadas. Diante desse impasse, que pode inviabilizar o recebimento de recursos pelos Ceffas neste ano, o Secretário estudará outras possibilidades, e dentro de uma semana comunicará aos representantes das instituições, a melhor saída para o impasse.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

Vice-governador Sérgio Gonçalves confirma presença no ato de filiação do Progressistas

O Partido Progressistas (PP) realiza nesta quinta-feira (11) um grande ato de filiação que marca a entrada de novas lideranças políticas na sigla em

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

Deputada Ieda Chaves propõe Auxílio Material Escolar aos estudantes e priorização da economia local

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15241/2025, solicitando um estudo de viabilidade para a criação e implement

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)