Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde fala da importância da transparência e da boa aplicação recursos públicos



A importância fiscalizadora do parlamento municipal e a necessidade de parceria com os tribunais de contas foram apresentados pelo deputado Eduardo Valverde (PT/RO), durante palestra para os participantes do 1º Encontro de Legisladores Municipais do Estado, realizado na Câmara Municipal de Cacoal.

O evento é uma realização da Corte de Contas, em parceria com a Associação das Câmaras e Vereadores do Estado de Rondônia (Ascavero), e reuniu cerca de 300 vereadores de todas as partes do Estado.

Segundo Valverde a transparência e a boa aplicação dos recursos públicos são hoje condutas que norteiam as boas praticas administrativas e precisam ser difundidas em todos os municípios.

O auditor fiscal Hugo Costa falou das normas constitucionais que obrigam a implantação do controle interno na administração pública. Ele citou os artigos 31, 70 e 74 da CF, a Lei Federal 4.320/64, a Lei Complementar 101/00, mais conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que como alguns dos mandamentos legais exigem sua efetivação na administração pública.

“Além de ser um imperativo legal, a existência de um controle interno garant mais eficiência e eficácia às ações dos órgãos públicos”, explicou.

Segundo o auditor, nos últimos anos essa preocupação tem sido maior, devido ao agravamento das penalidades impostas àqueles que, eventualmente, descumprem normas e princípios constitucionais relativos aos gastos públicos. “É possível afirmar que um controle interno que prime pela observância à legislação passa a ser um grande aliado dos ordenadores de despesa”, disse.

Fonte: Leila Denise
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)