Terça-feira, 27 de janeiro de 2009 - 17h41
O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT/RO), reuniu-se com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Carlos Minc nesta terça-feira (27), para tratarem da questão das Unidades de Conservação.
A manutenção dessas unidades tem sido priorizada pelo Governo Federal, tanto que a área de influência da BR-319, incluindo Amazonas e Porto Velho, conta com um conjunto de 11 unidades de conservação federal, abrangendo uma área total de 7,58 milhões de hectares.
Para o deputado Valverde, que em inúmeras audiências com Minc tratou da questão da Flona do Bom Futuro, uma área de conflito em Rondônia, justamente por fazer parte de uma reserva nacional, considera que a maneira mais eficaz de evitar o desmatamento oriundo da ocupação desordenada é estabelecer políticas ambientais fortes e melhorar a fiscalização.
O parlamentar defende ainda, que nas áreas que já foram desmatadas sejam feitos reflorestamentos e que as comunidades que vivem em áreas de conservação tenham treinamento para o manejo sustentável.
Para que essas unidades venham a desempenhar seus objetivos de forma plena, faz-se necessário o estabelecimento de um conjunto de medidas que propicie não apenas a sua proteção, mas o sustento das comunidades que vivem nesses localidade, frisou, o deputado.
O ministro informou, que as medidas serão baseada em ações concretas de comando e controle, para que o pleno desempenho das atividades vinculadas aos processos de implementação, consolidação e gestão dessas unidades seja eficaz.
Para tanto, informou Minc, que haverá contratação de servidores, implantação imediata de ações interinstitucionais (IBAMA, INCRA) visando a proteção e vigilância para a área de influência da BR-319, e impedir o desmatamento e a descaracterização da área. Ainda, atividades de monitoramento e fiscalização realizadas pelos órgãos ambientais na região, demarcação e sinalização das Unidades de Conservação e Projetos de Assentamentos Rurais.
Fórum Social Mundial na Amazônia_ Começou hoje em Belém(PA), o 9º Fórum Social Mundial na Amazônia, que terá como tema principal, os efeitos do desmatamento no equilíbrio ambiental. O evento terá a participação do Presidente Lula, parlamentares e de vários ministros.
A quarta-feira (28) será dedicada a discussões, testemunhos e oficinas com temática regional. Na Tenda dos Povos Indígenas, que funcionará na Universidade Federal do Pará, serão discutirão temas como a demarcação de terras, projetos econômicos que afetam as comunidades e a preservação ambiental.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Cirone assegura recursos e população de Andreazza recebe ambulância
A população de Ministro Andreazza já está sendo atendida por uma ambulância adquirida pela Prefeitura, com recursos assegurados pelo deputado estadu

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) poderá conquistar o Selo Diamante na avaliação de transparência pública promovida pela Associação dos M

Presidente da Assembleia Legislativa comemora entrega da RO-370, a Rodovia do Boi, em Corumbiara
Nesta sexta-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de entrega

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest
Terça-feira, 19 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)