Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde defende ampliação de fiscalização para diminuir destruição ambiental



O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT/RO), reuniu-se com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Carlos Minc  nesta terça-feira (27), para tratarem da questão das Unidades de Conservação.

A manutenção dessas unidades tem sido priorizada pelo Governo Federal, tanto que a área de influência da BR-319, incluindo Amazonas e Porto Velho, conta com um conjunto de 11 unidades de conservação federal, abrangendo uma área total de 7,58 milhões de hectares. 

Para o deputado Valverde, que em inúmeras audiências com Minc tratou da questão da Flona do Bom Futuro, uma área de conflito em Rondônia, justamente por fazer parte de uma reserva nacional, considera que a maneira mais eficaz de evitar o desmatamento oriundo da ocupação desordenada é estabelecer políticas ambientais fortes e melhorar a fiscalização.

O parlamentar defende ainda, que nas áreas que já foram desmatadas sejam feitos reflorestamentos e que as comunidades que vivem em áreas de conservação tenham treinamento para o manejo sustentável.

“ Para que essas unidades venham a desempenhar seus objetivos de forma plena, faz-se necessário o estabelecimento de um conjunto de medidas que propicie não apenas a  sua proteção,  mas o sustento das comunidades que vivem nesses localidade”, frisou, o deputado.

O ministro informou, que as medidas  serão baseada em ações concretas de comando e controle, para que o pleno desempenho das atividades vinculadas aos processos de implementação, consolidação e gestão dessas unidades  seja eficaz. 

Para tanto, informou Minc, que haverá  contratação de servidores, implantação imediata de ações interinstitucionais (IBAMA, INCRA) visando a proteção e vigilância para a área de influência da BR-319, e  impedir o desmatamento e a descaracterização da área. Ainda, atividades de monitoramento e fiscalização realizadas pelos órgãos ambientais na região, demarcação e sinalização das Unidades de Conservação e Projetos de Assentamentos Rurais.

Fórum Social Mundial na Amazônia_ Começou hoje  em Belém(PA), o 9º Fórum Social Mundial na Amazônia, que terá como tema principal, os efeitos do desmatamento no equilíbrio ambiental. O evento terá a participação do Presidente Lula, parlamentares e de vários ministros.

A quarta-feira (28) será dedicada a discussões, testemunhos e oficinas com temática regional. Na Tenda dos Povos Indígenas, que funcionará na Universidade Federal do Pará, serão discutirão temas como a demarcação de terras, projetos econômicos que afetam as comunidades e a preservação ambiental.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero

A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)