Quinta-feira, 6 de março de 2008 - 08h39
O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT)participou nesta quarta-feira (05)no Palácio do Planalto, do lançamento do 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que tem 91 metas, com 56 prioridades e 394 ações distribuídas em 11 eixos de atuação.
Segundo Valverde, é preciso ampliar os espaços políticos para as mulheres, estimulando a participação das mulheres nas eleições, o que será contemplado no plano, com um aumento de 20% na representação feminina nas Câmaras de Vereadores já nas eleições municipais deste ano. A ampliação também ocorrerá na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e nas Assembléias Legislativas, mas só nas eleições de 2010.
Além dessas revisões, o plano prevê ainda a alteração da lei de cotas, que estabelece que cada partido ou coligação deve reservar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições proporcionais. Sendo que o descumprimento do percentual resulte em punição.
A subsecretária de articulação institucional da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Sônia Malheiros, disse que serão feitas campanhas estimulando a participação das mulheres em eleições. " Vamos lançar campanhas que mobilizem as mulheres a participar da política e estimular a votação de homens e mulheres em mulheres para ocupar esses cargos", explica.
Ela disse ainda, que serão criados novos juizados específicos para avaliar os processos de violência contra a mulher. Hoje há no País 48 juizados.
Na área da educação, além da alfabetização de 3 milhões de mulheres, as metas incluem a construção de 1.714 creches e pré-escolas, a formação de 120 mil profissionais da educação nas temáticas de gênero, raça/etnia e a ampliação em 10% da freqüência de mulheres negras no ensino superior. Na área da saúde, a meta é reduzir em 15% a mortalidade materna e disponibilizar métodos anticoncepcionais em todos os serviços de saúde.
Fonte: Ascom
Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple
Alero homenageia profissionais da educação física e reforça apoio à educação e esporte
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na segunda-feira (15), uma sessão solene para homenagear quatro renomados profissionais de
Após pressão, deputada Cristiane Lopes celebra asfaltamento da BR-319
A BR-319, rodovia que conecta Porto Velho a Manaus e símbolo da integração da Região Norte, volta a receber asfalto após quatro décadas de abandono.
Deputada Cristiane Lopes vota a favor de vale-refeição para entregadores de aplicativo
A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (10), a urgência para apreciação do Projeto de Lei 1.579/2025, que garante alimentação digna a