Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

VALVERDE: Ampliação dos espaço políticos para mulheres


O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT)participou nesta quarta-feira (05)no Palácio do Planalto, do lançamento do 2º Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que tem 91 metas, com 56 prioridades e 394 ações distribuídas em 11 eixos de atuação.

Segundo Valverde, é preciso ampliar os espaços políticos para as mulheres, estimulando a participação das mulheres nas eleições, o que será contemplado no plano, com um aumento de 20% na representação feminina nas Câmaras de Vereadores já nas eleições municipais deste ano. A ampliação também ocorrerá na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e nas Assembléias Legislativas, mas só nas eleições de 2010.

Além dessas revisões, o plano prevê ainda a alteração da lei de cotas, que estabelece que cada partido ou coligação deve reservar o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições proporcionais. Sendo que o descumprimento do percentual resulte em punição.

A subsecretária de articulação institucional da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Sônia Malheiros, disse que serão feitas campanhas estimulando a participação das mulheres em eleições. " Vamos lançar campanhas que mobilizem as mulheres a participar da política e estimular a votação de homens e mulheres em mulheres para ocupar esses cargos", explica.

Ela disse ainda, que serão criados novos juizados específicos para avaliar os processos de violência contra a mulher. Hoje há no País 48 juizados.

Na área da educação, além da alfabetização de 3 milhões de mulheres, as metas incluem a construção de 1.714 creches e pré-escolas, a formação de 120 mil profissionais da educação nas temáticas de gênero, raça/etnia e a ampliação em 10% da freqüência de mulheres negras no ensino superior. Na área da saúde, a meta é reduzir em 15% a mortalidade materna e disponibilizar métodos anticoncepcionais em todos os serviços de saúde.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)