Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 - 20h23
O Brasil tem perdido a guerra para o tráfico de drogas, disse em Plenário o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Para ele, essa é a razão da falta de segurança e do número de homicídios aumentam a cada dia nas maiores cidades do país. O senador pediu o uso das Forças Armadas para combater a ação do narcotráfico internacional nas fronteiras brasileiras.
- A grande maioria dos presos, hoje, e a grande maioria dos crimes que são cometidos no Brasil têm uma ligação com o narcotráfico, têm uma ligação com entorpecentes. Ou é por traficantes, ou por viciados, para poderem sustentar o vício, assaltando e roubando nas ruas - afirmou o senador.
Valdir Raupp acrescentou dados que mostram o aumento do caso de homicídios no Brasil. Enquanto em 1996, ocorreram 24 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes, esse índice saltou para 27, em 2011.
E entre os jovens, a situação é pior, advertiu o senador. Nesse grupo da população, durante o mesmo período, o índice passou de 42 por cem mil habitantes para 53 por cem mil habitantes.
Por isso, Valdir Raupp sugeriu atuação em duas frentes: na repressão ao narcotráfico, e na prevenção, com campanhas educativas sobre os malefícios das drogas.
- Não dá para tolerar mais o narcotráfico! Chegou a hora de as Forças Armadas Brasileiras, da Polícia Federal [agirem]. Não temos nenhuma guerra iminente, nenhuma guerra no continente sul-americano. Então que as Forças Armadas, que a Marinha, a Aeronáutica e o Exército sejam usados para combater o narcotráfico no nosso país e nas nossas fronteiras.
Raupp disse ainda estar preocupado com a superlotação dos presídios. Ele também pediu que o governo tome medidas para que os presos exerçam alguma atividade dentro dos presídios ou fora deles, após o cumprimento da pena.
Fonte: Agência Senado
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)