Sexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Uveron reúne entidades para formalização do Comitê da Agenda Criança Amazônia


 

A direção da União de Voluntários do Estado de Rondônia (Uveron) realizou na tarde de segunda-feira, 22, a segunda reunião preparatória do Comitê da Agenda Criança Amazônia.

 A presidente da Uveron, Val Ferreira, que é a Articuladora Estadual da Agenda, e a vice-presidente da Uveron, Elizete Nascimento, fizeram a leitura da ata da primeira reunião e explicaram aos representantes das entidades presentes sobre a necessidade de indicação de membros titulares e suplentes para compor o Comitê e que serão nomeados em decreto a ser assinado pelo Governador Ivo Cassol, ato que oficializará a implantação do Comitê da Agenda da Criança Amazônia. 

Aos representantes das entidades que estavam presentes pela primeira vez, Val Ferreira explicou os objetivos da Agenda Criança Amazônia, um compromisso feito pelos nove governadores da Amazônia Legal junto ao Unicef (Fundo das Nações Unidas de Apoio à Criança), para priorizar a criança e o adolescente nas políticas públicas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, entre outras.

Elizete Nascimento explicou que a Agenda tem como pano de fundo os Oito Objetivos do Milênio. Segundo ela, o Comitê terá composição paritária, com o mesmo número de representantes de entidades governamentais e organismos da sociedade civil. Também adiantou que a atuação do Comitê será determinada pelo colegiado dos representantes que poderão trabalhar divididos em grupos temáticos.
 A articuladora da Agenda Criança Amazônia também informou que a instalação oficial do Comitê com a nomeação dos membros titulares será feita em solenidade que terá a presença do Governador Ivo Cassol e do coordenador do Escritório do Unicef em Manaus, Halim Girade.

Após a instalação oficial, o Unicef também vai capacitar membros da Justiça e do Ministério Público que vão atuar em apoio ao funcionamento do Comitê.

Estiveram presentes à reunião os representantes do IBGE, Secel, Sesc, Seagri, Seas, Sedam, Sesi, Sejus, Sesau, Gabinete do Governador, Faculdade São Lucas, Tribunal de Justiça, Associação de Notários e Registradores, Faculdade Faro, Seplan, Banco de Leite Santa Ágata, Seduc, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual de Assistência Social, Conselho Estadual de Educação e Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil.

O Comitê da Agenda Criança Amazônia terá atuação em âmbito estadual e os municípios que priorizarem as ações destinadas às crianças estarão concorrendo a um Selo Município Aprovado pelo Unicef.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

Deputada Cristiane Lopes vota ‘NÃO’ ao aumento de deputados e defende outras prioridades para o Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste

Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

Presidente da Alero se reúne no Palácio do Governo e destaca avanços concretos para moradores do Soldado da Borracha

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou nesta quarta-feira (25) de uma importante reunião no Palácio do Governo, no gabinete do go

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

Luís do Hospital garante avanço nas negociações do PCCR da saúde em Rondônia

O deputado estadual Luís do Hospital (MDB), presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Assembleia Legislativa de R

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)