Sexta-feira, 22 de dezembro de 2017 - 08h16
Dando sequência ao trabalho de inspeções das unidades prisionais, o deputado estadual Anderson do Singeperon esteve na terça-feira (19/12) no maior presídio de Rondônia, a Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva (Urso Branco) e no Presídio Provisório Feminino da Capital. No dia seguinte, inspecionou o Provisório Masculino, mais conhecido por Pandinha.
No Urso Branco, que abriga hoje cerca de 640 apenados, Anderson conversou com a direção e agentes plantonistas, os quais revelaram que a maior dificuldade ainda está no efetivo de servidores. “Mesmo com as escalas extras, existe essa necessidade de mais agentes penitenciários para reforçar a segurança e desenvolver as atividades rotineiras”, relatou o deputado.
“A estrutura é antiga e judiada, consequência das diversas rebeliões e motins que protagonizou, o que levou o Estado Brasileiro a responder um processo na Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA)”, afirmou Anderson.
No entanto, o parlamentar ressaltou uma das iniciativas de reinserção social que será implantado na unidade ao visitar o espaço onde deverá funcionar uma biblioteca. “Aqui o preso poderá diminuir a sua pena por cada livro lido. Um projeto que tem funcionado bem em outros estados”, destacou.
Provisório Feminino
Já no Presídio Provisório Feminino, o deputado Anderson também verificou as condições de trabalho e a estrutura local.
O efetivo de agentes penitenciárias também é baixo, em relação às pouco mais de 40 apenadas. “A estrutura também é ruim, mas nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso a direção e colegas”, evidenciou.
Pandinha
A unidade prisional que recebe os presos provisórios, geralmente advindos da Central de Polícia, também passou pela inspeção do deputado, na quarta-feira (20/12).
Com pouco mais de 400 presos, Anderson constatou que cerca de 80 condenados cumprem pena na unidade por falta de vagas nas demais penitenciárias. “Além da superlotação, o efetivo de agentes penitenciários fazendo a segurança nas carceragens também é deficiente”, revelou.
Segundo Anderson, a Direção da unidade tem se esforçado para melhorar as condições de trabalho e a estrutura física, onde uma parte se encontra em obras.
Entretanto, o deputado apontou que somente duas guaritas fazem a guarda externa da unidade, o que coloca em risco a segurança dos agentes penitenciários. “As outras duas guaritas, mais próximas da Colônia Penal, estão abandonadas pela Polícia Militar. Isso é um grande risco para o servidor que fica desguarnecido”, criticou.
Todas as sugestões, reivindicações e problemas identificados serão encaminhados pelo deputado à Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus).
Fonte: Ascom
Deputado Alex Redano esclarece fake news sobre pedido de cassação do governador e vice
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano, veio a público nesta quarta-feira (10) para esclarecer boatos que
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso